in

YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists

O fundo de investimento na cena musical independente contempla artistas desde 2017. Neste ano, Kaike e ÀVUÀ são os brasileiros que integram o time

YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists
Kaike e ÀVUÀ. Foto: Divulgação/YouTube

O YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists,  fundo de investimento em artistas musicais independentes. Entre eles estão o cantor pop Kaike e a dupla ÀVUÀ, de MPB. Ao todo são 30 selecionados, o maior número de alunos desde o início do projeto.

Leia Mais:

Desde a sua criação,  o projeto já apoiou mais de 150 personalidades de 15 países, incluindo Arlo Parks, Dua Lipa, Omar Apollo, Rosalia, entre outros. 

Foto: Reprodução/Logo

De acordo com a gerente de relações com artistas do YouTube na América Latina, Andrea Barbosa, o Foundry Artists foi criado em 2017 com o objetivo de ser uma parceria a longo prazo com a cena independente. Andrea ainda conta que, neste ano, estão incluídos na turma três artistas latino-americanos.

“No YouTube vemos artistas talentosos prosperando em todo o mundo. Para apoiá-los desde o primeiro dia e ajudá-los a navegar em uma nova indústria cada vez mais digital com alta demanda por conteúdo, lançamos o Foundry em 2017 como uma parceria de longo prazo com eles”, explica Andrea Barbosa. “Estou tão animada que a classe Foundry deste ano inclui três talentosos artistas latino-americanos que eu pessoalmente admiro muito: Jossman, da Colômbia, Yoss Bones and Bruses do México e Kaike e ÀVUÀ do Brasil”, completa.

YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists
Andrea Barbosa, gerente de relações com artistas do YouTube na América Latina. Foto: Reprodução/LinkedIn

Segundo Kaike, ser um artista independente significa poder experimentar, arriscar e colocar em prática tudo que é planejado e sonhado nas músicas e produções.

“Acho que o sucesso do artista independente é chegar onde muitos outros já estão! Poder rodar o país e o mundo com a minha música e conhecer e me aproximar mais do meu público”, conta Kaike. 

YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists
Divulgação/YouTube

 Para a dupla ÀVUÀ, ser independente não é necessariamente trabalhar ou caminhar sozinho. O duo tem desenvolvido a carreira com outros novos intérpretes os quais existe uma identificação. 

“Acreditamos que um artista em ascensão à beira do sucesso tem a possibilidade de se preocupar mais com a qualidade da performance e exercitar a criatividade, e claro ser valorizado por isso, e se sustentando sem ter que se desdobrar em múltiplas tarefas. A Foundry será fundamental para apresentar o que somos pessoalmente e o que queremos apresentar esteticamente. Ter esse apoio é como combustível para o nosso voo”, explica.

YouTube anuncia a turma de 2022 do Foundry Artists
Divulgação/YouTube

 O que é o  Foundry Artists?

O Foundry Artists é um fundo global de investimento do YouTube em artistas independentes e em começo de carreira. 

No Brasil, em outros anos,  Marina Sena e  Gabriel Guedes de Almeida já participaram. Os artistas que se juntam ao time recebem um investimento em dinheiro, marketing global e uma equipe da plataforma associada, que trabalha em conjunto para desenvolver seus canais. Além disso, há o apoio de estratégias de lançamento de músicas e álbuns ou utilizando as ferramentas do YouTube da melhor forma para fazer o canal e o alcance desses nomes crescerem.

Escrito por Duda Monnerat

“The Lord of The Rings: Gollum”: Game tem lançamento adiado “por alguns meses”

Vem aí! Bianca Andrade lança a avatar Pink para o metaverso

Vem aí! Bianca Andrade lança a avatar Pink para o metaverso