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YouTube testa recurso de pesquisa que os usuários podem identificar músicas ao cantarolar similar ao Shazam

Experimento está disponível para uma pequena parcela dos usuário de Android

Foto: Divulgação.

O YouTube anunciou um novo experimento em dispositivos Android que determina uma música por meio do cantarolar. A capacidade de pesquisa por música está disponível apenas para uma pequena parcela dos usuários do sistema operacional. As informações são do TechCrunch.

Os usuários que têm acesso ao experimento podem alternar da pesquisa por voz do YouTube para o novo recurso de pesquisa de músicas e cantarolar, cantar ou gravar uma música por três ou mais segundos. Assim, a plataforma  identifica a música e direciona o usuário para vídeos relevantes com a faixa pesquisada, seja o videoclipe oficial, conteúdo gerado pelo usuário ou Shorts.

Foto: Unsplash

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A experiência mais recente do YouTube provavelmente soa familiar para alguns usuários. Em 2020, a empresa controladora da plataforma, o Google, lançou pela primeira vez o recurso no Google app, permitindo que os usuários descubram uma música cantarolando, assobiando ou cantando no ícone do microfone. No entanto, a principal diferença parece ser que o recurso do buscador exige que os usuários cantarolem por 10 a 15 segundos para identificar a música.

O recurso do Google é baseado em modelos de aprendizado de máquina que podem combinar o zumbido de uma pessoa com a “impressão digital” ou melodia característica de uma música. O novo teste do YouTube usa a mesma tecnologia do recurso do buscador, confirmou a empresa ao TechCrunch.

Outros aplicativos de reconhecimento de música, como SoundHound e MusixMatch, também podem identificar músicas cantando ou cantarolando, mas não são tão populares em comparação com o YouTube e o Google.