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YouTube lança ‘Music AI Incubator’ em parceria com o Universal Music Group

De acordo com o site Musically, a major estará moldando esse programa com a plataforma em seu período inicial

Foto: Divulgação.

O YouTube está lançando ‘Music AI Incubator’ com o Universal Music Group como seu primeiro parceiro. A notícia foi anunciada nesta segunda-feira (21) em uma postagem do CEO do YouTube, Neal Mohan, no blog da plataforma sobre a abordagem da empresa à música de inteligência artificial. As informações são do Musically.

“A incubadora ajudará a informar a abordagem do YouTube à medida que trabalhamos com alguns dos artistas, compositores e produtores musicais mais inovadores da indústria, em uma ampla variedade de culturas, gêneros e experiências”, escreveu Neal Mohan, CEO do YouTube.

Neal Mohan, CEO do YouTube. Foto: Reprodução/LinkedIn.

Ele nomeou artistas e produtores como Anitta, Björn Ulvaeus do ABBA, d4vd, Don Was, Juanes, Louis Bell, Max Richter, Rodney Jerkins, Rosanne Cash, Ryan Tedder, Yo Gotti e o espólio de Frank Sinatra como parte da iniciativa.

“Esse grupo talentoso ajudará a reunir informações sobre experimentos e pesquisas de IA generativas que estão sendo desenvolvidas no YouTube”, publicou Neal Mohan.

O UMG estará moldando esse programa com o YouTube em seu período inicial. O CEO da major, Sir Lucian Grainge, fez uma publicação sobre a parceria com a plataforma.

“É fundamental para nossa visão coletiva tomar medidas para construir um ecossistema seguro, responsável e lucrativo de música e vídeo – onde artistas e compositores tenham a capacidade de manter sua integridade criativa, seu poder de escolha e serem compensados ​​​​de forma justa”, escreveu Lucian Grainge.

Sir Lucian Grainge, CEO do Universal Music Group. Foto: Divulgação

Grainge também falou sobre o trabalho que os artistas, compositores e produtores do UMG estarão fazendo.

“Este grupo irá explorar, experimentar e oferecer feedback sobre as ferramentas e produtos musicais relacionados à IA que estão pesquisando. Assim que essas ferramentas forem lançadas, a esperança é que mais artistas que queiram participar se beneficiem e aproveitem esta suíte criativa”, disse Grainge.

“Forjar esse caminho juntos, como uma comunidade musical, nos permitirá capacitar essa tecnologia de tirar o fôlego de forma responsável para o benefício de todo o ecossistema criativo”, continuou.

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A parceria acontece após o Google anunciar que estava conversando com o Universal Music Group sobre possíveis modelos de licenciamento em torno de música gerada por inteligência artificial e faixas ‘deepfake’.

“Trabalhando juntos, entenderemos melhor como essas tecnologias podem ser mais valiosas para artistas e fãs, como elas podem aumentar a criatividade e onde podemos buscar resolver problemas críticos para o futuro”, declarou Mohan.

Foto: Unsplash

Na publicação no blog, o CEO do YouTube disse que  a iniciativa foi estruturada em torno de três princípios que mostram como a plataforma vai abordar as tecnologias musicais da inteligência artificial. Mohan diz que, primeiramente, o objetivo é abraçar  “responsavelmente junto com os parceiros musicais” – incluindo essa nova incubadora.

O segundo é o compromisso de que a IA “deve incluir proteções apropriadas e desbloquear oportunidades para parceiros musicais que decidirem participar”. Embora não haja detalhes, Mohan deixou claro que é isso que conduzirá a próxima evolução do sistema de gerenciamento de direitos do Content ID do YouTube.

Por sua vez, o terceiro passo dos planos do YouTube é escalar suas equipes de confiança e segurança e suas políticas de conteúdo.

“Mas a IA também pode ser usada para identificar esse tipo de conteúdo, e continuaremos a investir na tecnologia baseada em IA que nos ajuda a proteger nossa comunidade de espectadores, criadores, artistas e compositores – desde o Content ID até políticas e detecção e sistemas de aplicação que mantêm nossa plataforma segura nos bastidores”, disse Mohan.