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Do celular para a TV: YouTube Shorts chega à tela grande

Foto: Divulgação

O YouTube Shorts anunciou que,  a partir de segunda-feira (7), os espectadores poderão desfrutar dos vídeos (60 segundos ou menos) na televisão.

No entanto, embora  expandir o Shorts para a TV possa parecer conceitualmente simples, a jornada para se adaptar ao novo formato não foi tão simples.

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Confira os bastidores do processo de trazer um formato vertical e móvel para a TV. 

O processo de planejamento

Os  gerentes de produto, engenheiros, designers e pesquisadores das equipes do Shorts e TV se reuniram para discutir como levar esse novo formato de vídeo para a telona.  A ideia era que a experiência do Shorts na TV fosse consistente com o que a comunidade vê no celular e, também, natural na tela maior.

Bem me Quer Mal Me Quer

Para entender melhor o que os espectadores gostariam de uma experiência de Shorts na TV, foi feita uma pesquisa não convencional em que foi pedido aos participantes que escrevessem cartas de amor ou rompimento para expressar seus sentimentos sobre o conteúdo Shorts na TV . 

As “cartas de amor” mostraram que os espectadores gostam da experiência da comunidade e assistem ao conteúdo com facilidade. Enquanto isso, as “cartas de separação” mostraram que as pessoas achavam que poderia ser desajeitado, lento para carregar ou não tinha recursos importantes, como compartilhamento. 

Do celular para a TV

A pesquisa apontou que quais seriam as vantagens de assistir Shorts na tela grande: eles são mais fáceis de assistir com outras pessoas  e a tela maior torna a experiência de visualização mais confortável. Mas o desafio do design permaneceu: como preservar a essência dos Shorts com vídeos verticais em TVs? A partir disso, três conceitos de design foram pensados: 

Para ter uma sensação única de Shorts poderia ser transmitido no player de vídeo convencional ou se deveria ser personalizado para preencher melhor os espaços em branco em ambos os lados do vídeo. Além disso, foi considerado uma opção divergente – o estilo “Jukebox” – onde vários Shorts preencheram a tela ao mesmo tempo. Assim, aproveitando ao máximo o espaço adicional da tela da TV.

Após outra rodada de pesquisa, o feedback mostrou que a alegria dos Shorts se perde no player de vídeo consistente. Já o estilo “Jukebox” se afastou demais da essência do Shorts, que apresenta um vídeo por vez. A experiência personalizada oferece um design limpo enquanto aproveita ao máximo o espaço adicional da tela ampla.

Além disso, foi descoberto que os espectadores estavam felizes em usar o controle remoto para avançar manualmente para o próximo Shorts, em vez de reproduzir automaticamente o feed. A pesquisa ainda indicou que as pessoas querem se encarregar da experiência de visualização, assim como é feito no celular e até esperavam isso.

De cima para baixo: Opção A: Consistente, Opção B: Personalizado, Opção C: estilo “Jukebox”. Foto: Divulgação

Usando protótipos para dar vida aos Shorts na TV

Na fase final de design, foram criados dois protótipos de alta fidelidade de um player de vídeo Shorts personalizado que incorporou o feedback da última rodada de pesquisa. Agora, é preciso equilibrar uma experiência de visualização pura com recursos que as pessoas esperam do Shorts e do YouTube, como comentários, ações da comunidade (por exemplo, curtir, se inscrever) e encontrar vídeos relacionados.

O protótipo “simples” incluía o mínimo: barras laterais e funcionalidades básicas para interagir com Shorts. O protótipo “máximo” possibilitou uma funcionalidade muito mais visível, com tags relacionadas a comentários e incluiu um fundo desfocado com amostra de cores.

Ao testar esses protótipos com a comunidade, foi descoberto que as pessoas preferiam a versão “máxima”, que fez uso do espaço adicional da tela da TV e o plano de fundo com a amostra de cores tornou a experiência mais moderna.

Foto: Divulgação

Trazendo os aprendizados ao vivo

No projeto lançado pode ser visto uma versão modificada desse protótipo “máximo”; com o design simplificado do trilho lateral direito, mas outras funcionalidades adicionais serão trazidas em versões futuras. Essa experiência pretende equilibrar os conteúdos dos Shorts de uma maneira que pareça natural para a TV.

À medida que o YouTube continua a facilitar a interação na TV , a riqueza da experiência do Shorts só aumentará. Levar o Shorts para a TV é a ponte para reunir duas das experiências mais importantes da plataforma para beneficiar criadores e espectadores.

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