Após quase 6 anos, desde que o YouTube iniciou as assinaturas pagas, a plataforma anunciou nesta quinta-feira (2) que ultrapassou o número de 50 milhões de assinantes do Music e Premium, incluindo os usuários de teste. “As assinaturas são os pilares principais da monetização do YouTube, permitindo que conteúdos e comunidades únicas floresçam”, destaca Lyor Cohen, head global de música da plataforma.
O crescimento bimotor do YouTube em anúncios e assinaturas está alimentando a meta da plataforma de se tornar o principal impulsionador de receita da indústria da música. Recentemente, foi anunciado que o YouTube pagou US$ 4 bilhões para a indústria da música nos últimos 12 meses.
Leia mais:
- Shorts Fund começa a distribuir dinheiro para criadores do YouTube
- Exclusivo: YouTube Music anuncia Marina Sena e Tuyo no Foundry
- YouTube atinge R$ 36 bilhões em receita de anúncios
As ofertas exclusivas do YouTube Music e Premium estão repercutindo em mercados de música estabelecidos e emergentes. “Estamos vendo um crescimento impressionante em países como Coréia, Índia, Japão, Rússia e Brasil, onde a música é uma grande paixão”, revela Lyor.
“Também estamos investindo em novos recursos e benefícios exclusivos para nossos membros. Por exemplo, Tim McGraw organizou uma pós-festa exclusivamente para membros Premium imediatamente após o lançamento de seu novo videoclipe. Experiências íntimas de fãs como essas são ganha-ganha para artistas e membros Premium, então espere ver muito mais no futuro”, completa.
Segundo o head, o YouTube Music e no YouTube Premium “oferecem um valor verdadeiramente único para artistas e criadores e a melhor experiência para fãs de música e amantes de vídeo”. E completa: “Estamos em nosso próprio caminho – não há nenhum outro lugar onde os fãs possam obter acesso ininterrupto ao maior e mais diversificado catálogo de música, artistas e cultura. Estamos tornando mais fácil para os fãs de música se aprofundarem e encontrarem o que querem”.