O YouTube Originals divulgou sua programação especial de conteúdos originais que celebram o Planeta Terra e a sustentabilidade. Entre as produções lançadas, está o Dear Earth, especial de 100 minutos que inspira os telespectadores a aderirem ao movimento de sustentabilidade, que estreia no dia 23 de outubro.
O conteúdo começa com um discurso de abertura de Caco, o Sapo de Muppet Babies, traz falas de líderes como o ex-presidente norte-americano Barack Obama, além de shows de artistas como o fenômeno global KPOP BLACKPINK e a brasileira Anitta. Além disso, atletas mostram o impacto real das mudanças na vida das pessoas e criadores compartilham maneiras práticas de se envolver e fazer a diferença.
> Anitta, Barack Obama e Papa Francisco estarão no mesmo especial do YouTube
Dear Earth is a global celebration of our incredible planet with inspirational addresses, musical performances & appearances from your favorite global leaders, celebrities & creators. I’m gonna be there! ❤️ Don’t miss the premiere on Oct 23 https://t.co/48oDEsuDfl pic.twitter.com/N4ExIHNSJf
— Anitta (@Anitta) September 23, 2021
Ao longo das próximas semanas, a programação do YouTube Originals inclui outros conteúdos que visam abordar os desafios de sustentabilidade que o mundo enfrenta e oferecer soluções que podem ser adotadas para inspirar mudanças. As produções contam com a participação de líderes globais, celebridades, músicos e criadores prontos para educar, inspirar e motivar o público a criar um planeta melhor e mais sustentável.
O investimento do YouTube na programação da sustentabilidade é apenas uma parte dos atuais compromissos do Google em prol do clima. O YouTube Originals também apoiará parceiros sem fins lucrativos como Count Us In (através da Leaders’ Quest Foundation USA), cujo objetivo é inspirar 1 bilhão de cidadãos a reduzir significativamente suas emissões de carbono e desafiar os líderes a realizarem mudanças ousadas e de impacto global; e a Re:wild, uma organização que trabalha para proteger e restaurar a diversidade da vida na Terra por meio de colaborações inovadoras.
O projeto terá o botão Donate Now ativado (quando disponível) para angariar fundos para estas organizações e ajudar a lutar contra as alterações climáticas.
Leia mais:
- YouTube Music libera audição gratuita em 2º plano no Canadá
- YouTube faz análise sobre consumo e formação de identidades
- YouTube revela os critérios para recomendações de vídeos
Confira a programação completa:
Sábado, 23 de outubro
“Dear Earth”
Em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), o conteúdo segue o formato da impactante “Dear Class of 2020” do ano passado. Apresentando um discurso de abertura de Caco, o Sapo de Muppet Babies, falas de líderes como o ex-presidente norte-americano Barack Obama, Billie Eilish, show do fenômeno global KPOP BLACKPINK, e performance da brasileira Anitta.
“Climate Games”
“Climate Games” acompanha criadores do YouTube e atletas de elite em desafios com o propósito de transmitir mensagens importantes sobre a situação do clima. O esquiador JT Holmes e a criadora Physics Girl formam uma equipe para medir a rapidez com que o gelo se derrete nas montanhas da Columbia Britânica, e o ciclista profissional Danny MacAskill vai a uma fábrica de energias renováveis, onde tenta uma série de manobras para demonstrar a porcentagem da energia do mundo que atualmente provém dessa fonte.
Segunda-feira, 25 de Outubro
“Seat at the Table”
“Seat at the Table” é uma série de 11 episódios que acompanha o YouTuber e ativista climático Jack Harries em uma viagem de 100 dias pelo Reino Unido para descobrir as vozes frequentemente ignoradas dos jovens que se preocupam com os problemas climáticos. Os testemunhos serão a base do filme que Jack apresentará aos líderes mundiais na COP26, em Glasgow. A série também apresenta participações de nomes importantes sobre o tema, como Sir David Attenborough, Dr. Jane Goodall, DBE & Simon Amstell, além dos YouTubers Jamal Edwards & Rachel Ama.
Terça-feira, 26 de outubro
“Shut It Off ASAP”
Mitchell Moffit e Gregory Brown são dois rapazes que deixaram a cidade para uma experiência no campo. “Shut It Off ASAP” leva Mitch e Greg a uma fazenda no Canadá, onde buscam alternativas sustentáveis para tarefas e atividades do dia a dia. Ao longo de seis episódios, eles se reinventam para se alimentar, gerar energia, conseguir água e até refrigeração. Tendo a ciência como grande aliada, criam desde a agricultura regenerativa a uma banheira quente alimentada por lixo. FarmTubers e especialistas em sustentabilidade se juntam a eles para ajudar com alternativas que podem ser replicadas em casa.
Quarta-feira, 27 de outubro
“Brave Mission: Rewild the Planet”
Uma parceria entre o canal do YouTube Brave Wilderness com as produtoras Madica Productions e Appian Way, de Leonardo DiCaprio, e o movimento Re:wild, “Brave Mission”: Rewild the Planet” é uma expedição global liderada por Mark Vins.
Nessa aventura, ele vai ao Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, e se encontra com o lendário Emmanuel de Merode e seus seguidores – mulheres e homens que arriscam as suas vidas para proteger os gorilas das montanhas do país. Vins explora como o impacto ambiental de um comércio ilegal de carvão ameaça tanto o modo de vida humano quanto o dos gorilas, e como uma nova solução energética sustentável pode ser a resposta para salvar a todos.
Quinta-feira, 28 de outubro
”SiGNALS”
“SiGNALS” é a história resumida da relação do ser humano com o plástico – desde as origens até o ciclo de vida de uma garrafa de plástico, até os mitos da reciclagem –, um apelo à ação para a era da Internet.
Produzido por artistas e ativistas de todo o mundo (Japão, Hawaii e Estados Unidos, África do Sul, Indonésia, Holanda, Alemanha, e mais), cada capítulo tem um formato diferente – desde animação em stop-motion a comédia de ação ao vivo. “SiGNALS” estrela Bretman Rock como a voz de uma garrafa de plástico e é criado por Mackenzie Sheppard (vencedor do prémio Cannes Young Director Award) e Kaz Firpo (Eternals), que coproduziu com Airi Yamawaki.
Sábado, 30 de outubro
“YouTube Originals Presents: TED Countdown”
Em parceria com TED Countdown, uma iniciativa global que busca defender e acelerar soluções para a crise climática, o YouTube Originals apresenta o mais recente evento gratuito e virtual de TED no dia 30 de Outubro. Na preparação da COP26, os telespectadores podem sintonizar o livestream no canal do TED no YouTube e acompanhar os maiores destaques dos palestrantes que dialogam sobre um caminho realista para um futuro net zero, ou seja, um futuro em que o saldo entre as emissões e remoções de carbono somem zero.