#BIZ

Exclusivo: YouTube comemora 10 anos do Billion Views Club com o vídeo em que tudo começou

Psy. (Foto: Instagram @42psy42)

O vídeo “Gangnam Style” mudou a história dos videoclipes e Psy imediatamente conquistou o mundo, com espectadores de todas as localidades migrando para o YouTube  para experimentar e compartilhar a sensação viral. Nesta sexta-feira (15) o vídeo comemora 10 anos. 

Leia Mais:

Em menos de seis meses, em 21 de dezembro de 2012,  o videoclipe atingiu um bilhão de visualizações na plataforma, estabelecendo o início do Billion Views Club (BVC) do YouTube. Com mais de 4,4 bilhões de visualizações até o momento, Psy demonstrou o imenso poder que os vídeos de música no YouTube têm em conectar artistas com seus fãs em todo o mundo, enquanto inspira outros a alcançarem seus próprios recordes.

Psy. Foto: Divulgação.

Billion Views Club do YouTube: “Baby” de Justin Bieber

Demorou mais de um ano para outro videoclipe igualar a conquista de Psy, o hit Baby, de Justin Bieber. No entanto, 10 anos depois, o Billion Views Club do YouTube cresceu para incluir alguns dos videoclipes mais icônicos que resistiram ao teste do tempo e deixaram uma marca nos telespectadores mundialmente.

YouTube Billion Views Club: confira outros clipes inesquecíveis

Nesses 10 anos do  YouTube Billion Views Club outros videoclipes inesquecíveis que fizeram seu lugar na história como parte do clube. Confira os artistas que tiveram a sensação recordista ao longo desse período: Luis Fonsi “Despacito ft. Daddy Yankee,” BLACKPINK’s “How You Like That,” Drake’s ”Hotline Bling,” a-ha’s “Take On Me,” Shakira’s “Waka Waka (This Time for Africa),” Wiz Khalifa’s “See You Again ft. Charlie Puth,” Katy Perry’s “Roar,” Cardi B’s “Bodak Yellow,” Metallica’s “Nothing Else Matters,” Mark Ronson’s “Uptown Funk (Official Video) ft. Bruno Mars,” Billie Eilish’s “Bad Guy,” e a entrada mais recente para clube com o estreante do BVC Coolio por seu hit dos anos 90 “Gangsta’s Paradise”.

YouTube Billion Views Club: os marcos expressivos 

J Balvin e Justin Bieber  estão empatados como os maiores artistas responsáveis por videoclipes com mais de um bilhão de visualizações.  Hello de Adele é a entrada mais rápida no Billion Views Club, atingindo o marco em apenas 88 dias.

Já o Guns N’ Roses desafia décadas com o primeiro videoclipe de um bilhão de visualizações dos anos 80, com a música “Sweet Child O’ Mine, e dos anos 90, November Rain”. Apesar de ter quase uma década em execução, a conquista continua a ser um marco distinto comemorado por artistas, indústria e fãs.

 

Segundo o gerente de tendências musicais do YouTube, Kevin Meenan, o  Billion Views Club representa a mistura diversificada de sons e vozes globais que ajudaram a tornar o YouTube a casa da música.

“A lista serve como um lembrete do poder do emparelhamento visual com um ótimo  música, com o videoclipe – juntamente com recursos como Estreias e Curtas – servindo como a melhor maneira para os artistas compartilharem sua arte e visão diretamente com os fãs”, diz Kevin Meenan.

YouTube Billion Views Club: veja as estatísticas mais surpreendentes

Artistas com videoclipes oficiais no Billion Views Club:

A metodologia usada foi com base nas inscrições oficiais de videoclipes como artista principal, artista parceiro ou colaborador.

Vídeoclipes mais rápidos a atingir 1 bilhão de visualizações:

O total de dias desde o lançamento até a data que o vídeo ultrapassou 1 bilhão de visualizações foi considerado para a metodologia.

Vídeoclipes mais vistos de todos os tempos:

  1. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee – 7.8B
  2. Ed Sheeran – Shape of You (Official Music Video) – 5.7B
  3. Wiz Khalifa – See You Again ft. Charlie Puth [Official Video] Furious 7 Soundtrack – 5.5B
  4. Mark Ronson – Uptown Funk (Official Video) ft. Bruno Mars – 4.6B
  5. PSY – GANGNAM STYLE(강남스타일) M/V – 4.4B

Vídeoclipes por década (pré-2000):

Vídeoclipes dos anos 1970 no Billions Views Club:

Vídeoclipes dos anos 1980 no Billions Views Club:

Vídeoclipes dos anos 1990 no Billions Views Club:

Os videoclipes oficiais dos anos 70, 80 e 90 que atingiram 1 bilhão de visualizações foram usados como metodologia desse ranking. Cada década é baseada no ano de lançamento original.

Destaques

#Noticias

Algo já inerente à revelação dos indicados ao Grammy Awards é a cota de ‘esnobados’, aos olhos do público! Nesta sexta-feira (8), a Recording...

#Noticias

Já está mais do que claro para os fãs de Rihanna que a música, já há algum tempo, não é a prioridade dela. Vez...

#Geek

"Michael", filme sobre o rei do pop, não estreará mais em abril. Estúdio anunciou nova data.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile