Um dos formatos de comunicação mais populares da atualidade e palco para estratégias no mercado da música e do entretenimento: o vídeo. Isso não é uma novidade, já que todos os aplicativos de redes sociais, por exemplo, possuem essa funcionalidade. Além disso, pesquisas como a da We are Social, da Mckinsey, apontam que o Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking mundial de tempo de navegação na internet: são mais de 9 horas por dia.
De acordo com o YouTube, para construir uma marca, é fundamental falar com mais gente (dentro do público-alvo, claro), falar “mais alto” e medir seus resultados. Seguindo essas orientações, você dará passos essenciais para destacar sua empresa em meio à concorrência. Pensando nisso, a plataforma reuniu 3 pilares fundamentais para ter sucesso no universo de anúncios em vídeo.
Leia Mais:
- Profissão Project Manager: Gravadora Musical
- Profissão Project Manager: Agregadora Musical
- Como os NFTs podem contribuir para criadores de conteúdo?
- Como registrar uma marca de um evento ou nome artístico?
- YouTube Shorts: conheça 5 maneiras que ajudam a potencializar seu canal
Definição do Público-Alvo
O YouTube aponta que o primeiro passo para ter uma estratégia de mídia eficiente e aumentar o conhecimento de uma marca é entender e definir quem você deseja alcançar.
Nessa fase de planejamento, quando é importante levar em consideração o alcance, a frequência e o investimento disponível, ferramentas como o Planejador de Alcance podem te ajudar a organizar suas campanhas de maneira mais eficiente. E, para chegar a públicos-alvo novos e relevantes, o Audience Insights pode auxiliar na descoberta de informações demográficas, locais, dispositivos e interesses dos melhores clientes em potencial.
Dessa forma, você consegue entender o negócio, prever a demanda, fazer a segmentação correta e alcançar as pessoas certas de forma ainda mais eficaz.
Tenha criativos mais efetivos
Para começar, o formato ideal para capturar a atenção das pessoas tem que estar de acordo com seu objetivo de negócio. O YouTube oferece várias opções que vão trabalhar para aumentar o alcance da sua marca. Há, por exemplo, anúncios curtíssimos, de apenas seis segundos, chamados de Bumpers; os TrueView for Reach, no qual o cliente decide depois de alguns segundos se quer assistir ao vídeo; e até aqueles anúncios que não podem ser pulados.
Além do formato estratégico, a mensagem também precisa ser a mais interessante possível. O Video Creation in Google Ads é uma ferramenta que te ajuda a criar vídeos com os assets que você já tem, a partir de modelos predeterminados, de acordo com o seu objetivo de marketing. Vale destacar, no entanto, quatro conceitos que devem estar presentes em todos os criativos, também conhecidos como os ABCDs do YouTube:
O poder da mensuração
Apesar de ser o último passo de uma campanha, o YouTube aponta que “a mensuração deve ser pensada desde a primeira fase do planejamento”. Isso porque, para medir algo, é fundamental entender desde o início onde você quer chegar e qual objetivo espera alcançar.
Quando você está fazendo uma campanha de vendas, por exemplo, a conversão é o que importa. Mas o que é um indicador de sucesso quando estamos falando do reconhecimento de uma marca? O YouTube acredita que há pelo menos três caminhos que você pode considerar:
Sabendo qual é o objetivo, você pode definir os indicadores de sucesso de acordo com as suas prioridades. Tenha em mente que toda estratégia tem ganhos e perdas, e que não é ruim priorizar uma em detrimento de outra. E para te ajudar a mensurar o quanto as pessoas lembram da marca depois do anúncio, além do reconhecimento da marca e a intenção de compra de um usuário impactado por seus anúncios, você pode contar com ferramentas de pesquisa e medição, como o Brand Lift.
De acordo com o YouTube, uma estratégia robusta de Brand Awareness é importante para o crescimento sustentável e de longo prazo da empresa. Isso porque quanto mais conhecida a sua marca for e mais credibilidade ela tiver, maior será a conversão dos seus produtos ou serviços.
Uma pesquisa feita pela Nielsen mostrou que a combinação de criativos bem-produzidos com uma marca reconhecida é responsável por 64% do sucesso de uma campanha. Ou seja, por mais que o brand awareness seja oculto, ele está trabalhando nos bastidores, alimentando o seu funil e trazendo clientes em potencial de maneira efetiva.
Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.