in

Profissão Project Manager: Agregadora Musical

O POPline.Biz é Mundo da Música inicia uma série explicando a função do cargo no mercado musical

Rafaela de Carvalho, Project Manager na Believe
Rafaela de Carvalho, Project Manager na Believe. Foto: Divulgação

O mercado musical tem diversos setores responsáveis pela construção, desenvolvimento e divulgação de uma produção. O Project Manager é aquele que faz o gerenciamento dos projetos, integrando todos os processos, desde sua inicialização até sua conclusão.

Leia Mais:

Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, do Rio de Janeiro, Rafaela de Carvalho começou a trabalhar no mercado musical em 2013. À altura, ela ocupava o cargo de Estagiária de Marketing Digital em uma gravadora. Com essa experiência, ela sentiu que deveria trilhar esse caminho profissional. Em entrevista para o POPline.Biz é Mundo da Música, Rafaela de Carvalho compartilha suas experiências no mercado musical como Project Manager da Believe.

De acordo com Rafaela de Carvalho, a área na Believe vem expandindo e diversificando seus modelos de negócio, tendo como principal objetivo atender com máxima qualidade artistas que estão em diferentes estágios de carreira. Um desses novos modelos é chamado de Serviços Para Artistas, que consiste em uma unidade da qual ela faz parte como Project Manager

“Nesta posição eu me envolvo diretamente na construção da estratégia dos lançamentos, criação e execução do plano de marketing e de comunicação, mapeamento de oportunidades para os artistas, acompanhamento e análise de dados, para entender se estamos conseguindo desenvolver novas audiências. É realmente um trabalho muito 360º e dedicado, no qual estamos em frequente contato com os artistas e empresários com o objetivo de desenvolvê-los e de fazer com que seus lançamentos cheguem a cada vez mais pessoas.”

Rafaela de Carvalho, Project Manager na Believe
Rafaela de Carvalho, Project Manager na Believe. Foto: Divulgação

Para exercer o papel de Project Manager, Rafaela aponta que ter habilidade de marketing e de digital são fundamentais. Além disso, o  olhar analítico, estratégico e ser uma pessoa organizada, com capacidade para coordenar diferentes frentes e fazê-las funcionar juntas são características essenciais. 

“Tão importante quanto isso, eu diria que são os soft skills. O relacionamento pessoal e a capacidade de se conectar com os artistas e empresários são muito importantes para que o Project Manager consiga conduzir o projeto com sucesso. Vou dar uma dica acadêmica que não é muito usual para o nosso mercado, mas recentemente fiz um curso de Mediação de Conflitos que achei incrível. Muitas vezes, o Project Manager precisa lidar com interesses conflitantes de diferentes lados, e a capacidade de mediar esses conflitos é importantíssimo para o desenvolvimento do projeto e, consequentemente, do artista.”

Aos que querem seguir a carreira, Rafaela aconselha conversar com pessoas da indústria musical, porque, segundo ela, essa troca pode gerar insights valiosos. Além disso, é preciso estar atento aos eventos e convenções da cena que acontecem no Rio e em São Paulo, que podem contribuir para o aprendizado e, também, para fazer networking.

Para Carvalho, o papel do Project Manager ocupa uma área dentro da indústria musical em expansão. E, embora não seja uma cadeira de especialista, é necessário entender um pouco de cada etapa, além de se manter atualizado em um mercado em constante mudança e ter o discernimento de entender quando é preciso  adaptar o seu trabalho para que ele gere cada vez mais valor. 

“Não é uma cadeira de especialista, o que significa que você precisará entender um pouco de cada coisa, e não necessariamente se aprofundar muito em um tópico específico. Por exemplo, eu não tenho profundidade sobre KPI’s de mídia, mas consigo analisar a importância da mídia compondo a estratégia de um lançamento. Qualquer pessoa que queira ocupar essa cadeira precisa gostar de ter essa visão 360º. Acho que é uma posição super necessária em diversas empresas dentro do mercado da música e do entretenimento”, finaliza.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.