in

WME Awards anuncia 6ª edição com homenagens à Margareth Menezes e Elza Soares

Com apresentação de Preta Gil, evento dirigido e produzido por mulheres da música acontecerá no dia 21 de dezembro, em São Paulo

WME Awards anuncia 6ª edição com homenagens a Margareth Menezes e Elza Soares
WME Awards anuncia 6ª edição com homenagens a Margareth Menezes e Elza Soares. Foto: Gato Louco (Margareth)/Divulgação

O WME Awards by Music2! – prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical – anuncia a sua 6ª edição, que acontece no dia 21 de dezembro, em São Paulo, com apresentação de Preta Gil e homenagens às cantoras Margareth Menezes e Elza Soares. O evento, dirigido e produzido por uma equipe de mulheres das áreas técnica e artística da indústria da música, volta a ser 100% presencial após dois anos de pandemia e terá transmissão ao vivo pela internet.

Leia Mais:

Idealizado em 2017 por Claudia Assef, Monique Dardenne, criadoras da plataforma WME (Women’s Music Event), e Fátima Pissarra, CEO da Mynd, agência de marketing de influência, o WME Awards by Music2! conquista a cada ano maior relevância no cenário das grandes premiações nacionais. Seguindo a tradição das edições anteriores, a noite será comandada pela cantora e empresária Preta Gil, e, pelo palco do evento, passarão mais de 50 mulheres relevantes do cenário musical, profissional e do entretenimento brasileiro.

Todo ano, o WME traz homenagens a personalidades que marcaram a história da música no Brasil. Desta vez, as cantoras Margareth Menezes e Elza Soares foram as escolhidas. Margareth soma 21 turnês mundiais, 14 álbuns e é considerada a “Aretha Franklin brasileira” pelo jornal Los Angeles Times.

Já Elza, que faleceu em janeiro deste ano, deixou um legado riquíssimo após mais de 60 anos de carreira. Além de ter sido eleita a cantora brasileira do milênio, em 1999, pela Rádio BBC de Londres, aparece na 16ª posição da lista das 100 maiores vozes da música brasileira, elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

“Elza sempre teve uma forte ligação com o WME e esteve presente fisicamente em duas edições, além de ter colaborado com participações em vídeo nas outras três. Em 2017, primeiro ano do evento, ganhou o prêmio de ‘Videoclipe do Ano’ e, no segundo, o de ‘Cantora’, sendo o primeiro dessa categoria na carreira dela. Já Margareth Menezes, essa potência brasileira que o mundo todo celebra, receberá nossa homenagem com todas as reverências que ela merece, pois trata-se de uma verdadeira divindade da música nacional, que segue influenciando gerações”, diz Monique.

Monique Dardenne
Monique Dardenne, criadora da plataforma do WME. Foto: Divulgação

O protagonismo dessas duas grandes mulheres será celebrado em shows especialmente pensados para a premiação, com grandes nomes da música interpretando canções que transformaram décadas. Este ano, serão 18 categorias e 90 indicadas. Assim como nos anos anteriores, as indicações serão feitas por um time de embaixadoras, que este ano chegou à soma de 400 profissionais das mais diferentes áreas da indústria musical, espalhadas pelas cinco regiões do país, respeitando a pluralidade do prêmio. A votação é dividida entre votos do júri técnico e votação popular, através do site da premiação.

“O WME valoriza todo o ecossistema da música e engrandece profissões que não costumam estar nos holofotes, já que premia instrumentistas, jornalistas, empreendedoras e produtoras musicais. Nesses seis anos de projeto, nós criamos um legado e fortalecemos os bastidores da música, consolidando o trabalho como algo efetivo e contribuindo para que cada vez mais mulheres ocupem cargos de liderança”, explica Claudia.

Claudia Assef
Claudia Assef. Foto: Divulgação

A cada edição, a premiação cresce e destaca mais profissionais da música. Na primeira, apenas 200 mulheres foram indicadas às categorias; no ano passado, já foram mais de 1.500.

“O WME vem ganhando cada vez mais adesão e engajamento e representa para muitas profissionais um espaço de pertencimento, onde todas são livres para expressar suas ideias e opiniões. Além disso, é um lugar de troca, de onde saem muitas parcerias e negócios”, afirma Fátima Pissarra.

Fátima Pissarra
Fatima Pissarra, CEO da Mynd e criadora da plataforma do WME. Foto: Divulgação

Já passaram pelo palco do prêmio artistas como: Daniela Mercury, Pitty, Luísa Sonza, Céu, Marina Sena, Sandra de Sá, MC Drika, Paula Lima, Fernanda Abreu, Teresa Cristina, Lan Lanh, MC Mari, Deize Tigrona, MC Tha, Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Letrux, Luedji Luna, Elza Soares, Alice Caymmi, Karina Bhur, Karol Conka, Duda Beat, Drik Barbosa, Xenia França, Tiê, Eliana Pittman, Katú Mirim, Kaê Guajajara, Majur, Agnes Nunes, Yasmin Santos, Gaby Amarantos, Aíla, Ana Cañas, Cleo Pires, As Bahias e a Cozinha Mineira, Tássia Reis, Luiza Lian e Flora Matos, além de nomes chave da indústria musical, como Eliane Dias, Cris Falcão, Vera Egito, Patrícia Palumbo, Roberta Martinelli, Anita Carvalho, Kamila Fialho, Ana Garcia, entre muitas outras.