Pediu pra sair! Will Smith anunciou nesta sexta-feira (01), através de um comunicado oficial, que renunciou sua posição como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A decisão chega em meio à polêmica iniciada no último domingo (27), quando o ator agrediu com um tapa na cara o comediante Chris Rock durante a 94ª edição do Oscar. O motivo da agressão foi uma piada sobre o cabelo da esposa de Will, Jada Smith.
Leia mais:
- Vídeo mostra Andrew Garfield fofocando sobre tapa de Will Smith no Oscar
- Will Smith foi convidado a se retirar do Oscar após agredir Chris Rock
- TMZ afirma que Oscar mentiu sobre Will Smith
- Will Smith publica pedido de desculpas após agressão no Oscar 2022
- Morrissey usa single do The Smiths pra fazer piada sobre Will Smith no Oscar
Confira o comunicado na íntegra:
“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa.“
Will continuou:
“Eu traí a confiança da Academia. Privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e ser celebrado por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas realizações e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema. Portanto, estou me demitindo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o Conselho considere apropriadas.“
Processo disciplinar
Na última quarta (30), a Academia publicou uma nota na qual revelou ter iniciado um processo disciplinar contra Smith por “violações dos Padrões de Conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia“.
Durante a próxima reunião do Conselho Diretor da Academia, marcada para 18 de abril, uma medida será tomada sobre o ocorrido, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta.