Parece que a polêmica envolvendo Will Smith, Chris Rock e o Oscar 2022 está longe de terminar. Em comunicado oficial emitido nesta quarta-feira (30) pela Academia, revelou-se que o ator foi convidado a se retirar do evento após agredir o humorista, mas se recusou a sair. O texto ainda afirma que a organização da premiação poderia ter lidado com a situação de maneira diferente. Em outro ponto do pronunciamento, a Academia afirma que irá abrir um processo contra Will.
Leia mais:
- Oscar 2022: Academia anuncia análise da atitude de Will Smith em agressão a Chris Rock
- Will Smith x Chris Rock: artistas e celebridades se dividem sobre agressão – veja opiniões
- Will Smith pode perder Oscar? Código de conduta é contra agressão
“O Conselho Diretor iniciou hoje um processo disciplinar contra o Sr. Smith por violações dos Padrões de Conduta da Academia, incluindo contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia“, afirma o texto.
A declaração continua: “De acordo com os Padrões de Conduta da Academia, bem como com a lei da Califórnia, o Sr. Smith está recebendo um aviso de votação com pelo menos 15 dias de antecedência sobre suas violações e sanções e a oportunidade de ser ouvido antecipadamente por meio de uma resposta por escrito.”
“Na próxima reunião do conselho em 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos Estatutos e Padrões de Conduta.“
“As ações de Smith no 94º Oscar foram um evento profundamente chocante e traumático para testemunhar pessoalmente e na televisão. Sr. Rock, pedimos desculpas pelo que você experimentou em nosso palco e agradecemos por sua resiliência naquele momento. Também pedimos desculpas aos nossos indicados, convidados e espectadores pelo que aconteceu durante o que deveria ter sido um evento comemorativo“, finaliza o texto.
Will Smith publica pedido de desculpas após agressão no Oscar 2022
Na noite de ontem (27), durante a 94 edição do Oscar, o mundo parou atônito quando Will Smith deu um tapa na cara do comediante Chris Rock, momentos após ele fazer uma piada com Jada Smith, esposa do ator. A agressão rapidamente se tornou o assunto mais comentado da noite no mundo inteiro, ofuscando o resto da premiação. Mesmo que tenha tentado se explicar durante seu discurso de aceitação do prêmio de Melhor Ator, Will publicou nesta segunda-feira (28) um pedido de desculpas oficial.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente“, escreveu Will Smith.
Ele continuou: “Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu passei dos limites e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.”
Leia mais:
- Nicki Minaj dá opinião sobre tapa de Will Smith: “ele está vendo a dor dela”
- Oscar 2022: Will Smith ganha troféu e pede desculpa à Academia por agressão ao vivo
- Por que Will Smith agrediu Chris Rock no Oscar?
“Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento. Sinceramente, Will“, concluiu.