banner com link para rádio globo
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)
in ,

Oscar 2022: Will Smith ganha troféu e pede desculpa à Academia por agressão ao vivo

“Nesse momento da minha vida, eu sou tomado pelo que Deus me pede para ser e fazer nesse mundo”, diz Will Smith.

O ator Will Smith aproveitou sua vitória na categoria melhor ator do Oscar 2022 para se pronunciar sobre o caso de agressão contra Chris Rock, no domingo (28/3). Ele pediu desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela cena violenta, mas disse que foi um momento em que precisou atender ao chamado de proteger sua família.

Por que Will Smith agrediu Chris Rock no Oscar?

“Richard Williams era defensor da sua família. Nesse momento da minha vida, eu sou tomado pelo que Deus me pede para ser e fazer nesse mundo. (…) Na minha vida, nesse momento, estão pedindo que eu ame as pessoas, proteja as pessoas, e seja um rio para minhas pessoas”, declarou o ator, entre lágrimas.

Oscar 2022: Will Smith ganha troféu e pede desculpa à Academia por agressão
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

Leia mais:

“Eu sei que para fazer o que nós fazemos temos que aceitar abuso, aceitar pessoas falarem bobagens sobre você, pessoas que às vezes desrespeitam você. Você tem que sorrir e fazer de conta que tudo bem. (…) Quero pedir desculpas aos membros da Academia e a todos os outros indicados. Esse é um momento lindo. (…) Pareço um pai maluco, mas amor faz com que você faça coisas todas”, completou Will Smith.

Ele agrediu Chris Rock porque o comediante fez uma piada de mau gosto com Jada Pinkett Smith, esposa de Will. Chris zombou da careca da atriz e apresentadora, que é portadora de uma doença que a deixa com queda de cabelo.

(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

2022 foi o ano da tentativa de um Oscar diferente

Apresentado por Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall, a cerimônia do Oscar 2022 foi concebida com uma ideia em mente: reverter a baixa audiência que marcou suas últimas edições. A transmissão ao vivo da ABC vinha batendo recorde negativo ano após ano e algo precisava ser feito.

oscar
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)

A primeira iniciativa da ABC em parceria com a Academia foi a criação de duas categorias de voto popular. Pela primeira vez na história, o Oscar convidou o público a votar – por meio do Twitter. As categorias, criadas especialmente para isso, foram filme favorito e cena favorita. As pessoas tiveram que usar as hashtags #OscarFanFavorite e #OscarsCheerMoment para votar. É um apelo para o público jovem, normalmente desinteressado da premiação.

Além disso, o Oscar tomou uma medida polêmica: o corte de oito categorias da transmissão ao vivo. Internamente, a produção concluiu que a entrega de tantos troféus deixava o programa maçante (o que levantou críticas do setor). As categorias melhor trilha sonora original, melhor documentário em curta-metragem, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem de live-action, melhor som, melhor maquiagem e penteado, e melhor figurino foram anunciadas uma hora antes do programa ao vivo.

O que será mantido para 2023? Ainda é cedo para dizer. Acompanhe todas as notícias sobre o Oscar no POPline!

Escrito por Leonardo Torres

BBB22: Paulo André, Pedro Scooby e Lucas então no décimo paredão do reality

Oscar 2022 terá três apresentadoras: descubra quem!

Oscar 2022: veja lista de vencedores completa!