in

“Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” está em cartaz em São Paulo

O espetáculo, que une teatro musical e fórum de ideias, tem com participação de nomes como Djamila Ribeiro, Érika Hilton e Patrícia Santos

Analu Pimenta, como Dolores Duran, e Bárbara Sut, como Alaíde Costa. Espetáculo 'Samba-canção e Bossa-nova’, espetáculo "Vozes Negras - A Força do Canto Feminino". Foto: Bernardo Cartolano

O espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” está em cartaz até o dia 7 de agosto no Teatro Sérgio Cardoso, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O projeto tem como o objetivo de enaltecer talentos negros femininos da nossa música para rever e reviver seu legado, propor diálogo para sucumbir preconceitos. 

Leia Mais:

As apresentações acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h30 e no domingo, às 17h. O espetáculo marca o início da programação deste ano da produtora musical Aventura e a realização é da Coisas Nossas. Os ingressos à venda neste link, clique aqui. 

Além das apresentações, que acontecem presencialmente, haverá também transmissão pelo Teatro Sérgio Cardoso Digital, todos os domingos, na #CulturaemCasa, pelo site ou aplicativo.

Vanessa Brown, como Sandra de Sá. ‘Do Soul ao Afropop’ no espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”. Foto: Pedro Ivo de Oliveira.

Após uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, o Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe uma nova proposta artística, unindo teatro musical e fórum de ideias, sobre pautas do feminismo negro que atravessam e interessam a toda a sociedade. 

O diretor e idealizador do projeto, Gustavo Gasparani convidou o jornalista e realizador cultural Rodrigo França para escrever a dramaturgia dos espetáculos ao seu lado. A supervisão e consultoria de representações raciais e de gênero é de Deborah Medeiros. 

Roberta Ribeiro, como Alcione, ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’, “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”. Foto: Bernardo Cartolano

O projeto conta com o   patrocínio da  Enauta,  a  produção  promete  trazer  música  e  história  para  o público. 

“É um orgulho para nós da Enauta fazer parte deste projeto inovador, que traz luz à música brasileira e sua rica história. Sempre acreditamos no talento do povo brasileiro e sua cultura, que ultrapassa fronteiras nas mais diversas formas de expressão e conhecimento. O “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” amplia o nosso compromisso com a diversidade, inclusão e representatividade feminina”, comentou Décio Oddone, CEO da Companhia.

O espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”

O espetáculo é dividido em seis diferentes temas, apresentados um a cada semana, focado em um período histórico-cultural como a Era do Rádio, por exemplo, que contava com a magnitude das vozes de Elizeth Cardoso e Carmen Costa. O “musical em formato de série” passará ainda pelo samba, Bossa Nova, Pop Soul brasileiro entre outros eixos temáticos. A cantora, compositora, escritora, atriz e ativista Verônica Bonfim será a apresentadora do espetáculo. No elenco, Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown, e participações especiais. 

Cena geral do espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”. Foto: Bernardo Cartolano

Durante cada espetáculo da série, enquanto a história se desenvolve, haverá a participação de uma debatedora, como Érika Hilton, Adriana Barbosa, Ana Paula Xongani, Nina Silva, Patrícia Santos, entre outras, para promover um diálogo entre gerações.

 “Mantendo a mesma estrutura dramatúrgica, teremos um espetáculo novo a cada semana. A partir das histórias das cantoras pretas brasileiras, e suas respectivas épocas, vamos debater junto com a plateia sobre o que foi superado e o que ainda precisa ser discutido e modificado em nossa sociedade. Me inspirei livremente no Teatro Fórum, de Augusto Boal, para propor essa nova linguagem para o teatro musical”, conta o diretor Gasparani. 

A mediação dos debates será de Verônica Bonfim, que vai ouvir e levantar diálogos sobre racismo estrutural que impede mulheres, principalmente negras, de ascender individual, profissional e coletivamente em todos os anos da história do Brasil.

Além disso, com o objetivo de fomentar a inclusão no mercado profissional, a Aventura também vai oferecer estágios nos espetáculos, em diversas funções do backstage: camarins, contrarregragem e monitoria exclusivos para mulheres negras. Serão 22 vagas para profissionais terem a oportunidade de trabalhar em produções futuras.

Cena de abertura do espetáculo “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”. Foto: Bernardo Cartolano

Todos os espetáculos da série funcionam de forma independente, não é necessário assistir em ordem cronológica. Cada sessão vai abrir espaço para uma conversa com a presença de uma debatedora convidada e a participação da plateia, refletindo sobre as situações vividas pelas homenageadas – O racismo e o feminismo negro nos dias de hoje. 

SERVIÇO

Temporada “Vozes Negras – A força do canto feminino”

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo/SP

Temporada: 30 de Junho a 7 de Agosto. 

Quinta-feira, sexta-feira, sábado, às 20h30 e domingo, às 17h

Os ingressos à venda neste link, clique aqui.