(Foto: Instagram @juliette)
in ,

Vestibular da Unicamp cita Juliette para falar sobre xenofobia

O exame abordou o uso das expressões “ser paraíba” ou “fazer paraibada” ao relembrar uma polêmica entre Juliette, Chico César e a youtuber Antônia Fontenelle

Juliette foi lembrada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que a citou em seu vestibular aplicado no último domingo (9). O exame abordou o uso das expressões “ser paraíba” ou “fazer paraibada” em uma questão sobre xenofobia e, para isso, reviveu uma polêmica entre a vencedora do “BBB22”, o cantor Chico César e a youtuber Antônia Fontenelle.

(Foto: G1)

Leia mais:

Antônia Fontenelle foi indiciada em 2021 após usar o termo “paraíba” de forma negativa para ofender DJ Ivis, que agrediu sua ex-esposa Pamella Holanda. A escolha de palavras incomodou muitas pessoas, incluindo Juliette e Chico César, que são paraibanos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Chico César (@oficialchicocesar)

O vestibular da Unicamp, por sua vez, usou o caso para questionar o porquê da explicação de Fontenelle continuar sendo preconceituosa e pediu que o candidato reescrevesse a primeira frase do primeiro tweet, “desfazendo o preconceito enunciado por ela“. Depois, pediu que o candidato explicasse o jogo de palavras no tweet de Chico César a partir do tweet de Juliette e a característica atribuída ao termo “paraíba” pelo artista.

Emicida também foi citado no exame

Em outra questão, o exame destacou a letra de “Ismália“, canção do álbum “AmarElo” (2019), de Emicida. Na pergunta, o vestibular trouxe um trecho da canção e também do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens. Em seguida, questionou quem são as “Ismálias” na obra de Emicida e qual o conselho de Ícaro na música, considerando o poema declamado e a denúncia do cantor.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Selena Gomez publica carta para equipe da Rare Beauty no The New York Times

Pelas redes sociais, Karol Conká brinca: “confinada para o BBB22”