Juliette foi lembrada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que a citou em seu vestibular aplicado no último domingo (9). O exame abordou o uso das expressões “ser paraíba” ou “fazer paraibada” em uma questão sobre xenofobia e, para isso, reviveu uma polêmica entre a vencedora do “BBB22”, o cantor Chico César e a youtuber Antônia Fontenelle.
Leia mais:
- Milionária, Juliette reclama da falta de iniciativa dos homens após fama
- Alok dá dicas sobre parceria com Juliette: “3 participações internacionais”
- Juliette presenteia irmão com carro que ganhou no BBB
- Carlinhos Maia entrega “sósia de Juliette” como novo affair de Rodolffo
- Juliette revela ter descoberto aneurisma em 2021: “Sumiu do nada”
Antônia Fontenelle foi indiciada em 2021 após usar o termo “paraíba” de forma negativa para ofender DJ Ivis, que agrediu sua ex-esposa Pamella Holanda. A escolha de palavras incomodou muitas pessoas, incluindo Juliette e Chico César, que são paraibanos.
Não é força de expressão, é xenofobia. Não existe “ser Paraíba” e “fazer paraibada”. Existe ser PARAIBANA/O, o que sou com muito orgulho. Tire seu preconceito do caminho, que vamos passar com a nossa cultura e não vamos tolerar atitudes machistas e xenofóbicas de lugar algum.
— Juliette (@juliette) July 12, 2021
O vestibular da Unicamp, por sua vez, usou o caso para questionar o porquê da explicação de Fontenelle continuar sendo preconceituosa e pediu que o candidato reescrevesse a primeira frase do primeiro tweet, “desfazendo o preconceito enunciado por ela“. Depois, pediu que o candidato explicasse o jogo de palavras no tweet de Chico César a partir do tweet de Juliette e a característica atribuída ao termo “paraíba” pelo artista.
Emicida também foi citado no exame
Em outra questão, o exame destacou a letra de “Ismália“, canção do álbum “AmarElo” (2019), de Emicida. Na pergunta, o vestibular trouxe um trecho da canção e também do poema Ismália, de Alphonsus de Guimaraens. Em seguida, questionou quem são as “Ismálias” na obra de Emicida e qual o conselho de Ícaro na música, considerando o poema declamado e a denúncia do cantor.