in

Vendas de vinil registra aumento anual de 11,7% no Reino Unido em 2023

As compras de LPs cresceram pelo 16º ano consecutivo no mercado britânico, segundo dados do BPI (British Phonographic Industry)

Foto: Unsplash.

As compras de LPs aumentaram pelo 16º ano consecutivo no Reino Unido em 2023, segundo o Music Week. O inesperado é que as vendas de vinil estão crescendo ao ritmo mais rápido desta década.

De acordo com o Music Week, após uma melhoria de 2,9% nas vendas unitárias em 2022, o mercado de vinil no ano passado registou um crescimento mais forte, com um aumento anual de 11,7% para 5,9 milhões de unidades.  Os números  são baseados  na análise dos dados do BPI (British Phonographic Industry).

Foto: Unsplash.

Leia Mais:

O aumento foi liderado por novos lançamentos de artistas como Ed Sheeran, Lana Del Rey, Lewis Capaldi, Rolling Stones e Taylor Swift, ainda de acordo com o Music Week. O ‘1989 (Taylor’s Version)’  foi o vinil mais vendido do ano, com 78.767 unidades (até a 50ª semana), seguido por ‘Hackney Diamonds’,  The Rolling Stones, com 42.815 vendas.

Vinil ‘1989 (Taylor’s Version)’, de Taylor Swift. Foto: Divulgação.

Além da popularidade contínua das lojas de discos independentes, a força do mercado do vinil também se refletiu no retorno da HMV à Oxford Street, em Londres, após quatro anos, como aponta o Music Week.

Embora mais de 80% do consumo de música gravada no Reino Unido seja agora composto por streaming, a procura por LPs de vinil continua a aumentar, com o mercado no seu nível anual mais elevado desde 1990.

Foto: Unsplash.

Além disso, o mercado de CDs sofreu este ano o menor declínio anual em quase uma década, à medida que se aproxima do patamar, como mostra o Music Week. Quase 11 milhões foram vendidos ao longo do ano, enquanto as vendas de cassetes ultrapassaram as 100 mil unidades num ano civil pelo quarto ano consecutivo.

Os números finais das vendas de LPs, CDs e cassetes em 2023 serão divulgados pelo BPI nesta quarta-feira (3), juntamente com o volume total de fluxos de áudio do ano e os gráficos finais de final de ano.

“Liderado pelo vinil, o ressurgimento do produto físico sublinha a resiliência do mercado musical do Reino Unido em um momento em que o consumo de streaming continua a atingir níveis recordes. Embora as vendas de LP tenham registado uma trajetória ascendente nos últimos 16 anos, é encorajador ver uma estabilização na procura de CD, bem como novas gerações de fãs de música a apaixonarem-se pela fita cassete. Está dando às pessoas mais opções do que nunca sobre como curtir suas músicas favoritas”, disse Dr Jo Twist OBE, CEO do BPI.

Dr Jo Twist OBE, CEO do BPI. Foto: Reprodução/LinkedIn.

Lista dos mais vendidos em 2023:

Ainda segundo o Music Week, sete dos 10 maiores vendedores de LPs de vinil no ano até o momento são um novo lançamento de 2023. A lista é liderada por ‘1989 (Taylor’s Version)’, de Taylor Swift, e também incluindo seu álbum ‘Speak Now (Taylor’s Version)’, junto com álbuns do Blur, ‘The Ballad Of Darren’, Lana Del Rey, ‘Did You Know There’s A Tunnel Under Ocean Blvd’, Lewis Capald, em ‘Broken By Desire To Be Heavenly Sent’, Kylie Minogue, ‘Tension’,  e The Rolling Stone, ‘Hackney Diamonds’.

Além disso, quase metade dos 100 LPs de vinil mais comprados de 2023 foram lançados nos últimos dois anos e incluem álbuns de artistas do Reino Unido como The 1975, Depeche Mode, Ed Sheeran, Gorillaz, The Lathums, Liam Gallagher, Maisie Peters, Noel Gallagher’s High Flying Birds, The Reytons, Royal Blood, Sleaford Mods e Sleep Token. 

Estes foram disponibilizados ao lado de lançamentos de vinil de artistas, como Blink-182, Boygenius, Olivia Rodrigo, Paramore e Queens Of The Stone Age, bem como as trilhas sonoras de Barbie e Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Os títulos definidos como catálogo continuam a desempenhar um papel importante no crescimento do mercado de vinil, de acordo com o Music Week, com os mais vendidos de 2023 incluindo ‘Rumors’, de Fleetwood Mac , que deverá estar entre os 10 LPs de vinil mais vendidos do ano pela oitava vez consecutiva. 

Outros títulos do catálogo em vinil incluíram reedições e coleções de The Courteneers, De La Soul, Oasis, Pink Floyd e Wham! , bem como a versão original de estúdio de The Dark Side Of The Moon’ ‘AM’, do Arctic Monkeys.

O mercado de vinil também foi impulsionado pelo Record Store Day, que em abril informou que seu evento anual aumentou as vendas  em 122%. O ‘Dia Nacional do Álbum’, organizado conjuntamente pelo BPI e pela ERA, aumentou em 51% as vendas de LPs de vinil na data.

Foto: Unsplash.

Álbuns inéditos também lideram os mercados de CD e cassete, com os 10 maiores títulos de cada mercado nesta fase, tendo sido lançados em 2023. ‘Take That’s This Life’, como mostra o Music Week,  é o CD mais vendido do ano, com mais de 100 mil cópias no formato durante seu primeiro semana de lançamento em novembro, enquanto os outros títulos mais populares incluem álbuns de Ed Sheeran, Lewis Capaldi, Pink, Rolling Stones e Taylor Swift. 

Olivia Rodrigo é a artista que teve cassetes mais vendidos este ano com seu segundo álbum, ‘Guts’, enquanto outros títulos de fitas  populares incluem lançamentos de 2023 de Blur, Inhaler e Kylie Minogue.

Fita cassete de ‘Guts’, de Olivia Rodrigo. Foto: Divulgação.

O Music Week observa que o apoio adicional ao formato físico em 2023 veio do aumento da capacidade de distribuição, com a Utopia Distribution Services e a DP World abrindo um novo armazém para música física em Bicester com uma capacidade diária de movimentação de mais de 100 mil unidades.