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Universal e Sony Music transformam catálogo de Bob Dylan em NFT

Foto: Divulgação

Após investimento total de US$ 550 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões) no catálogo do cantor e compositor Bob Dylan, a Universal Music (Universal Music Publishing) e a Sony Music dão um passo mais expressivo para alcançar os lucros previstos para as obras e fonogramas do autor. Agora, as duas majors estão fazendo parceria em um projeto NFT intermediado pela empresa “Snowcrash”, cofundada pelo filho de Bob Dylan, Jesse Dylan, e com envolvimento direto do próprio cantor. Os produtos serão comercializados em breve.

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A nova plataforma de negociação NFT possui outros dois cofundadores: Walter De Brouwer, que é descrito como “pioneiro” em engenharia financeira, finanças descentralizadas e NFTs, bem como o executivo de entretenimento, Jeff Rosen. A Snowcrash foi formada em parceria com a Sony Music Entertainment e a Universal Music e, de acordo com um comunicado à mídia, visa “reunir diversos segmentos de tecnologia, artes criativas e inovação digital”.

Capa do primeiro album de Bob Dylan | Foto: Reprodução

“Snow Crash” é o nome do influente romance de ficção científica de 1992, do autor Neal Stephenson, que cunhou o termo “metaverso” agora amplamente usado na nova tendência de internet descentralizada, chamada de Web3.

De acordo com o site da Snowcrash, a plataforma acredita que “a Web 3.0 levará as máquinas para o centro e os humanos para a borda (agora temos humanos no centro e máquinas na borda)”. E ainda acrescenta: “Esta inversão implica a construção de um gêmeo digital do mundo natural (de 1 a 1′). Transformar átomos em bits agora se tornou possível por causa da não fungibilidade e DeFi como a criptoeconomia do Metaverso.”

Os NFTs já programados para serem lançados pela plataforma este ano virão de Bob Dylan e Miles Davis, além do artista emergente Varvara, que reimagina as pinturas de John James Audubon. Outros projetos com parceiros serão anunciados nos próximos meses.

A Snowcrash diz que seu trabalho também vai “além de sua própria vitrine de NFT”, com um desses esforços já ativo. Aproveitando um relacionamento de longa data de Wondros, fundado por Jesse Dylan, Snowcrash recentemente fez parceria com a UNICEF em NFTs comemorando o 75º aniversário da organização.

Snowcrash explica que sua plataforma é executada na blockchain Solana e é de propriedade de uma empresa com sede em Delaware chamada “Snowcrash Markets Inc.” . A plataforma “começou como uma ideia em março de 2021, foi incorporada em maio de 2021 e iniciou suas operações em novembro de 2021”, segundo Snowcrash.

A Snowcrash também diz que entrou em uma joint venture com a exchange de criptomoedas FTX e é parceira estratégica da Solana Labs, fabricante do Metaplex. A FTX recentemente levantou US$ 420 milhões em uma avaliação de US$ 25 bilhões e contratou Stephen Curry e as estrelas da NFL Tom Brady e Trevor Lawrence como seus embaixadores e acionistas globais.

Em outro lugar no site da plataforma Snowcrash, afirma que, como parte de seu “Sistema de Crenças”, que “a descentralização é a consequência intransigente e implacável do artigo de Satoshi de 2009”.

A plataforma aponta que: “Enquanto houver algo centralizado, corre o risco de desaparecer, hackear ou censurar. Se queremos construir coisas que resistam ao tempo, temos que descentralizá-las.”

De Brouwer disse: “Com o Snowcrash, encontramos uma oportunidade perfeita onde a comunidade de entretenimento, o Vale do Silício e Wall Street se reúnem para criar oportunidades para artistas e organizações que impactam o mundo hoje. “Também lançamos a plataforma no blockchain Solana, que é uma escolha muito melhor para o meio ambiente.”

Jesse Dylan disse: “Ao criar o Snowcrash, temos uma plataforma que reúne artistas com organizações impactantes. Acredito que vimos apenas a ponta do iceberg neste espaço emergente.”

Dennis Kooker, presidente de negócios digitais globais da Sony Music Entertainment, disse: “O Snowcrash é um novo mercado NFT promissor com fortes conexões de liderança com a comunidade musical, visão tecnológica experiente e recursos criativos internos diferenciados.”

“Temos o prazer de fazer parceria com eles para identificar e desenvolver uma série de oportunidades para nossos artistas de gravação, com foco em oferecer experiências acessíveis e fáceis de usar para criadores e fãs.”

Michael Nash, EVP, Estratégia Digital, Universal Music Group, acrescentou: “Uma parte crítica da estratégia da UMG neste espaço é desenvolver campanhas premium focadas no artista e colecionáveis – NFTs – voltados para os fãs com parceiros de classe mundial, o que permitirá que nossos artistas e rótulos para promover sua influência cultural na vanguarda da inovação.”

“A equipe de estrelas por trás do Snowcrash, com a incrível experiência e perspectiva que Jeff, Jesse e Walter trazem de suas origens e campos variados, promete oferecer novas e empolgantes oportunidades criativas para nossa lista global de artistas e compositores”, finaliza Nash.

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