in

Universal Music lança STAGE+, streaming de música clássica por assinatura

Sob o lema “Música para os Olhos. Magia para os ouvidos”, STAGE+ promete explorar recursos tecnológicos como 4K e Dolby Atmos

Universal Music lança STAGE+, streaming de música clássica por assinatura
Foto: Unsplash

A Deutsche Grammophon, divisão do Universal Music Group e considerada “a gravadora mais antiga do mundo”, anunciou o lançamento do STAGE+, serviço de streaming de música clássica por assinatura. Entre as funcionalidades, a plataforma oferecerá transmissões ao vivo, além de possuir um enorme arquivos de vídeo e novos lançamentos em formato de áudio. Saiba mais detalhes sobre o catálogo musical fornecido, acessando o site.

Leia Mais:

 

De acordo com o Universal Music Group, o STAGE+ foi projetado para “colocar o público no centro do que acontece no palco”. Os assinantes ficarão mais próximos da lista de artistas de classe mundial do Universal Music Group e além, por meio de uma ampla variedade de conteúdo – incluindo: estreias ao vivo exclusivas; concertos de longa duração e programas de ópera; vídeos de música; documentários e entrevistas nos bastidores; novos lançamentos de áudio, bem como álbuns dos lendários catálogos Deutsche Grammophon e Decca. Essa variedade de conteúdo será disponibilizada na mais alta qualidade possível, incluindo as tecnologias de Hi-Res e Dolby Atmos.

Graças a parcerias com as principais companhias internacionais de ópera, orquestras, salas de concerto e festivais, o STAGE+ poderá apresentar as melhores novas apresentações todas as semanas. Bayreuth será um dos festivais inicialmente apresentados, com a mais completa seleção de espetáculos de várias décadas, desde o mais recente Ring Circle (2022) ao lendário “Centenary Ring”.

A primeira transmissão de estreia na plataforma mostra Víkingur Ólafsson apresentando músicas de seu último álbum, From Afar, na íntegra de Harpa, Islândia, e outros conteúdos nas primeiras semanas incluem o Oratório de Natal de Bach apresentado em St Martin-in-the-Fields em Londres, as vozes de Max Richter da Elbphilharmonie de Hamburgo no Dia dos Direitos Humanos e um ciclo de Mahler da Musikverein de Viena. Mais eventos e ciclos transmitidos ao vivo serão anunciados oportunamente.

As transmissões ao vivo e de vídeo sob demanda também incluirão as noites clássicas pioneiras do Deutsche Grammophon no Yellow Lounge em todo o mundo, uma série Rising Stars e apresentações em locais do Patrimônio Mundial, como a Cidade Proibida, a Capela Sistina ou o assentamento neolítico de Carnac em França.

“Estamos prestes a entrar em uma nova era empolgante para apresentações clássicas transmitidas”, diz Robert Zimmermann, vice-presidente de negócios do consumidor da Deutsche Grammophon. “O STAGE+ explorará as possibilidades criativas e curatoriais ilimitadas que as tecnologias digitais têm a oferecer para aproximar o trabalho criativo dos artistas da DG – e além – de seu público.”

Robert Zimmermann, vice-presidente de negócios do consumidor da Deutsche Grammophon
Robert Zimmermann, vice-presidente de negócios do consumidor da Deutsche Grammophon. Foto: Reprodução/LinkedIn

Dickon Stainer, presidente e CEO da Global Classics & Jazz e Verve Label Group, dá as boas-vindas ao novo nível de envolvimento com o público. “STAGE+ imerge exclusivamente o fã em uma experiência clássica multidimensional dedicada da mais alta qualidade, complementando a amplitude de nosso repertório apresentado nos serviços de nossos parceiros”, afirma. “Ele oferece aos artistas o lugar para suas apresentações ao vivo e filmadas junto com suas gravações de estúdio, permitindo uma experiência integrada para a descoberta de artistas clássicos por fãs dedicados do gênero.”

Os metadados otimizados permitirão que os fãs clássicos pesquisem por título e acessem trabalhos individuais, movimentos ou cenas de ópera, com todas as pesquisas vinculadas a todo o conteúdo de áudio e vídeo relevante disponível para qualquer artista, compositor, obra, local ou organização parceira em particular. Os usuários poderão salvar favoritos e baixar conteúdo para dispositivos móveis para visualização ou audição off-line.

A plataforma estará disponível como TV, aplicativo móvel e web para assinantes do STAGE+, com muitos vídeos oferecidos em resolução 4K e Dolby Atmos Music. O conteúdo de áudio estará no formato Hi-Res Lossless, virtualmente indistinguível da gravação original em estúdio. Essa vantagem tecnológica também inspirou o lema da plataforma: Música para os Olhos. Magia para os ouvidos.

Universal Music lança STAGE+, streaming de música clássica por assinatura
Universal Music lança STAGE+, streaming de música clássica por assinatura. Foto: Divulgação

Esta inovação marca um novo capítulo na história da gravadora, conhecida como “a mais antiga do mundo”, fundada em 1898 em Hanover por Emil Berliner, o inventor do gramofone. A empresa de tecnologia Siemens e seu renomado Programa de Artes serão parceiras e apoiadoras do STAGE+. Esse relacionamento contínuo no campo do streaming audiovisual e da divulgação cultural lembra o papel histórico desempenhado pela Siemens como acionista significativo do Yellow Label entre 1941 e 1987.

Trautmann, presidente da Deutsche Grammophon, explica: “Queremos revolucionar a forma como as pessoas acessam a música clássica e, trabalhando junto com nossos maravilhosos parceiros e família de músicos, trazer a eles o melhor que essa forma de arte tem a oferecer. O feedback inicial de nossos artistas no STAGE+ foi incrivelmente positivo, pois este é o primeiro serviço em que sua vida no palco e produção de mídia podem ser apresentadas de forma abrangente em um só lugar. Em 2023, a DG estará comemorando seu 125º aniversário, e o STAGE+ é o exemplo mais recente do pensamento criativo e inovador que tem sido a marca registrada da marca desde sua fundação”.

Deutsche Grammophon's new President named as Clemens ...
Trautmann, presidente da Deutsche Grammophon. Foto: Divulgação

“Há um enorme apetite por conteúdo de música clássica online”, comenta Frank Briegmann, presidente e CEO da Universal Music Central Europe e Deutsche Grammophon. “Vimos um crescimento significativo na demanda por concertos transmitidos ao vivo e apresentações de ópera desde o lançamento do DG Stage há quase dois anos. O STAGE+ transformará o espaço da música clássica online. Gostaria de agradecer à nossa equipe incrível e às organizações parceiras por todo o trabalho árduo e dedicação ao STAGE+. Eles construíram algo especial que certamente encantará e inspirará o público clássico global”, finaliza o executivo.