in

Universal Music Publishing adquire catálogo musical de Sting

O acordo mundial histórico garante o controle das obras de um dos compositores de maior sucesso comercial dos últimos 50 anos

Foto: Getty Images

A Universal Music Publishing Group (UMPG), editora que faz parte da Universal Music Group, anunciou a aquisição do catálogo musical de Sting, vencedor de 17 prêmios Grammy. O acordo mundial histórico garante o controle das obras de um dos compositores de maior sucesso comercial dos últimos 50 anos, abrangendo a totalidade de sua carreira solo e também suas músicas gravadas com a banda The Police.

Leia mais:

Com este acordo, a UMPG se torna a casa da extensa obra composta por Sting, unindo globalmente seu catálogo de canções com as gravadas pela Universal Music Group (UMG). O catálogo inclui sucessos como “Roxanne”, “Every Breath You Take”, “Shape Of My Heart”, “If I Ever Lose My Faith In You”, “Fields Of Gold”, “Desert Rose”, “Message in a Bottle”, “Englishman in New York” e “Every Little Thing She Does Is Magic”, entre incontáveis outros hits globais.

“É uma honra representar um artista com um legado tão importante que atravessa gerações e influencia a cultura global. Suas composições fazem parte da história da música desde anos 70 e estão na memória de todos nós. É com grande entusiasmo que vamos expandir ainda mais o alcance de suas músicas”, destaca Marcelo Falcão, Diretor Geral da Universal Music Publishing Brasil.

A UMG tem sido o lar de Sting durante toda a carreira dele, abrangendo os trabalhos pelos selos A&M, Interscope e Cherrytree Records. Juntas, UMPG e UMG trabalharão com Sting para construir e expandir seu vasto alcance de público, fortalecer o impacto e a influência de suas obras atemporais e continuar apoiando seus futuros lançamentos musicais.

Sting | Foto: Andrew Toth/Getty Images

“Estou encantado por ter Jody Gerson e a equipe da UMPG para serem curadores e gerenciarem meu catálogo de músicas. É absolutamente essencial para mim que o corpo de trabalho de minha carreira tenha uma casa onde seja valorizado e respeitado — não apenas para se conectar de novas maneiras com os fãs de longa data de novas maneiras, mas também para apresentar minhas canções a novos públicos, músicos e gerações”, comentou Sting.

E completou: “Ao longo de minha carreira, desfrutei de um relacionamento longo e bem-sucedido com a UMG, meu selo parceiro, sob a orientação vigilante de Lucian Grainge. Por isso foi natural reunir tudo em uma casa de confiança, agora que estou voltando ao estúdio, pronto para um próximo capítulo”.

Sobre Sting

Nascido na Inglaterra, o compositor, cantor-compositor, ator, autor e ativista Sting vendeu mais de 100 milhões de álbuns e criou algumas das músicas pop mais reconhecidas e culturalmente impactantes das últimas décadas.

Como co-fundador, frontman e baixista do grupo The Police, Sting tornou-se um dos artistas mais vendidos do mundo (juntamente com seus companheiros Stewart Copeland e Andy Summers). The Police lançou cinco álbuns de estúdio entre 1978 e 1983, ganhando seis prêmios Grammy e dois Brit Awards. A banda foi admitida no The Rock and Roll Hall of Fame em 2003.

Empresariado por Martin Kierszenbaum/Cherrytree Music Company, Sting é também um dos artistas solo mais inconfundíveis, prolíficos e aclamados do mundo, tendo lançado quinze álbuns de estúdio entre a estreia, em 1985, com “The Dream of Blue Turtles”, até o mais recente, “The Bridge”, editado em novembro de 2021.

Os aclamados álbuns de Sting incluem “…Nothing Like the Sun” (primeiro lugar na parada do Reino Unido), “The Soul Cages”, “Ten Summoner’s Tales” e “Mercury Falling”, “Sacred Love” e “Brand New Day”, entre outros.

Sting recebeu 11 prêmios Grammy por seus trabalhos solo, mais três Brit Awards, incluindo, em 2003, o prestigioso prêmio Outstanding Contribution to Music Award em 2003. Além desses, também ganhou um Globo de Ouro e um prêmio Emmy. Ele foi admitido no Hall da Fama dos Compositores em 2002; desde 2000 tem uma estrela para chamar de sua na Calçada da Fama de Hollywood.

“Tantas lembranças da minha juventude estão ligadas a canções incríveis escritas por Sting: a primeira vez em que assisti ao Police na Filadélfia, ouvir sua música no rádio, tocar seus álbuns de vinil até ficarem ‘gastos’. Eu nunca poderia imaginar que um dia chegaria a liderar uma empresa que seria a guardiã do notável legado de Sting como autor de canções. Cada um de nós na UMPG encara este trabalho com senso de honra, responsabilidade e um enorme entusiasmo sobre o que podemos conquistar para a música dele no futuro”, destacou Jody Gerson, presidente & CEO da Universal Music Publishing Group.

Jody Gerson, presidente & CEO da Universal Music Publishing Group | Foto: Getty Images

Prova da profundidade da influência do cantor e compositor inglês sobre novas gerações de intérpretes é que as canções de Sting foram sampleadas por artistas como Nas, The Roots, 2Pac, RZA, Kygo & Avicii, Black Eyed Peas, Craig David, French Montana, Talib Kweli, Fugees e Cam’ron. Além disso, alguns dos artistas de maior prestígio no mundo gravaram versões de suas músicas: George Michael, Johnny Cash, Herbie Hancock, Isaac Hayes, Eva Cassidy, Violent Femmes, Gloria Gaynor, Shirley Bassey e a banda Fall Out Boy estão nessa lista.

Vale destacar que Sting retomará sua turnê mundial “My Songs” no próximo mês, e em junho, fará uma residência no icônico The Colosseum, no Caesars Palace de Las Vegas.