Warner Chappell adquire catálogo musical de David Bowie
Warner Chappell adquire catálogo musical de David Bowie. Foto: Jo Hale/Getty Images
in ,

Warner Chappell adquire catálogo musical de David Bowie

Acordo engloba centenas de canções que abrangem toda a carreira de seis décadas do artista icônico e compositor

A Warner Chappell Music (WCM) anunciou hoje (3) que adquiriu o catálogo musical de David Bowie. O acordo histórico inclui todo o corpo de trabalho de Bowie, abrangendo centenas de canções que contemplam a carreira de seis décadas do artista icônico e compositor, incluindo sucessos como: “Space Oddity”, “Changes”, “Life on Mars?”, “Ziggy Stardust”, “Starman”, “Rebel Rebel”, “Fame”, “Young Americans”, “Golden Years”, “Heroes”, “Ashes to Ashes”, “Modern Love”, “Let’s Dance”, “Where Are We Now ?”, “ Lazarus” e muito mais.

> David Bowie: “Hunky Dory” irá ganhar edição especial de 50 anos

O acordo inclui canções dos 26 álbuns de estúdio de David Bowie lançados durante sua vida, bem como o lançamento póstumo do álbum de estúdio “Toy”. O contrato também inclui os dois álbuns de estúdio do grupo Tin Machine, junto com faixas lançadas como singles de trilhas sonoras e outros projetos.

Ao fazer o anúncio, Guy Moot, o copresidente e CEO da Warner Chappell disse: “Todos nós da Warner Chappell estamos imensamente orgulhosos de que os representantes da propriedade de David Bowie nos escolheram para ser os zeladores de um dos catálogos mais inovadores, influentes e duradouros em história da música. Estas não são apenas canções extraordinárias, mas marcos que mudaram o curso da música moderna para sempre”, aponta o executivo.

Guy Moot, Warner Chappell
Guy Moot, Copresidente e CEO da Warner Chappell. Foto: Michael Tran/Getty Images

“A visão e o gênio criativo de Bowie o levaram a ir além do limite, liricamente e musicalmente – escrevendo canções que desafiavam as convenções, mudavam a conversa e se tornavam parte do cânone da cultura global. Seu trabalho abrangeu grandes sucessos pop e aventuras experimentais que inspiraram milhões de fãs e incontáveis ​​inovadores, não apenas na música, mas em todas as artes, moda e mídia. Estamos ansiosos para cuidar de seu conjunto incomparável de canções com paixão e cuidado, enquanto nos esforçamos para construir sobre o legado deste ser humano mais extraordinário”, diz Moot.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização desse negócio maravilhoso”, continuou Moot, “incluindo Bill Zysblat, Tom Cyrana e toda a equipe Bowie da RZO, o advogado Allen Grubman e o escritório, bem como nossa própria ‘Equipe Bowie’ formado pelos colegas da Warner Chappell, Alice Aleksandrovich, Steve Butler, Michael LoBiondo e David Woirhaye”, finaliza.

David Bowie ma Vogue Fashion Awards em 2002
David Bowie na Vogue Fashion Awards em 2002. Foto: Scott Gries/Getty Images.

Leia Mais:

Este acordo com a WCM segue o anúncio no ano passado de um acordo global de carreira entre o Warner Music Group (WMG) e a propriedade Bowie, por meio do qual a Warner Music licenciou os direitos mundiais do catálogo de músicas gravadas de Bowie em 1968. Com este novo contrato com a Warner Chappell, o WMG é agora o lar do corpo de trabalho do legado de Bowie como compositor e artista de gravação.

Carianne Marshall, copresidente e COO da Warner Chappel, observou: “Este acordo fantástico com a propriedade de David Bowie abre um universo de oportunidades para levar sua música extraordinária a novos lugares dinâmicos. Este não é apenas um catálogo, mas uma coleção viva e vibrante de canções atemporais que são tão poderosas e ressonantes hoje quanto eram quando foram escritas pela primeira vez.

“Ficamos satisfeitos que os representantes da propriedade de Bowie senturam que a Warner Chappell tem o conhecimento, experiência e recursos para tomar as rédeas e continuar a promover uma coleção desta estatura. Todos os nossos líderes globais e departamentos estão incrivelmente entusiasmados e preparados para trabalhar com essas canções brilhantes em vários caminhos e plataformas. E com os dois lados do WMG agora representando a carreira de Bowie, não poderíamos estar mais bem preparados para representar este ilustre corpo de trabalho. ”

Em nome do David Bowie Estate e RZO, representantes da propriedade musical de David Bowie, Allen Grubman acrescentou: “Estamos verdadeiramente gratos que o corpo musical de David Bowie estará agora nas mãos competentes da Warner Chappell Music. Temos certeza de que eles vão valorizá-lo e cuidar dele com o maior nível de dignidade”, finaliza.

Escrito por Láisa Naiane

Noah Urrea, do Now United, sofre com morte da avó

Noah Urrea, do Now United, sofre com morte da avó

Mercado de games deverá movimentar mais de 200 bilhões de dólares em 2023