O Universal Music Group (UMG) e TikTok anunciaram hoje (8) um acordo global de lincenciamento que oferece compensação equitativa para artistas e compositores. De acordo com o anúncio, a parceria irá aprimorar significativamente o relacionamento existente entre as empresas, promovendo o desenvolvimento de novas experiências inovadoras e a capacidade de criar laços mais profundos com os fãs, artistas e as músicas.
Essa parceria é um avanço significativo no roteiro de colaboração entre as empresas para desenvolver e lançar experiências inovadoras, centradas exclusivamente na expressão e no aprimoramento das conexões entre os artistas da UMG e a comunidade musical do TikTok.
Com este acordo, que abrange músicas gravadas de artistas nas gravadoras da UMG e compositores da Universal Music Publishing Group (UMPG), os usuários do TikTok terão mais poderes do que nunca para se expressar através da música, criar trilha sonora para suas criações de vídeo com canções pelas quais são apaixonados e construir comunidades em torno de artistas e cultura centrada na música.
As empresas também se comprometeram a experimentar novos recursos interessantes. Os usuários do TikTok agora poderão incorporar clipes do catálogo completo de música da UMG, abrangendo as gravadoras icônicas da empresa, compositores e territórios globais.
“Estamos entusiasmados por entrar nesta nova era com UMG e UMPG para continuar a apoiar artistas e compositores, trabalhando juntos para ajudar a alcançar fãs de música no TikTok. Nossa plataforma tem sido um impulsionador na criação de sucessos nas paradas e no licenciamento do maior catálogo de faixas do mundo. continuar a inspirar nossa comunidade. Por sua vez, estamos orgulhosos de fazer parceria com UMG e UMPG para ser uma fonte para ajudar a emergir novos talentos e para reintroduzir atos legados para um novo público”, diz Ole Obermann, chefe global de música da TikTok
“UMG e TikTok agora trabalharão mais próximos do que nunca para promover experimentações, inovações e colaborações ambiciosas – com o objetivo comum de desenvolver novas experiências musicais e recursos. Impulsionando conexões novas e mais profundas com os fãs, este acordo oferece uma compensação equitativa para nossos artistas e compositores, bem como um compromisso de desenvolver ferramentas líderes da indústria, ideias de A&R e modelos necessários para avançar em suas carreiras”, celebra Michael Nash, vice-presidente executivo de estratégia digital da UMG.
“Esta aliança é um exemplo de toda a indústria de empresas de mídia social que reconhecem, respeitam e recompensam os criadores de música cujas músicas são fundamentais para suas plataformas. Agradecemos a parceria de Tik Tok e esperamos trabalhar juntos para fornecer suporte e oportunidades para nossos compositores”, afirma Marc Cimino, Diretor de Operações da UMPG
Com o anúncio do Universal Music Group hoje, todas as majors incluindo Sony Music e Warner Music também já assinaram contratos de licenciamento musical com o TikTok.