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UBC registra novo recorde e distribui mais de R$ 670 milhões para titulares de direitos em 2022

Entidade atinge um crescimento de 35% em relação ao ano anterior; TV representa 32,5% da arrecadação, à frente das plataformas de streaming, com 22,8%
Relatório- União Brasileira de Compositores distribui mais de R$ 600 milhões para mais de 240 mil titulares de direitos, em 2022
União Brasileira de Compositores distribui mais de R$ 600 milhões para mais de 240 mil titulares de direitos, em 2022. Foto: Divulgação

A União Brasileira de Compositores (UBC) revelou que o ano de 2022 registrou um expressivo crescimento de arrecadação e distribuição de direitos para autores, intérpretes, produtores, músicos acompanhantes e toda a cadeia produtiva da música no Brasil. Os dados foram apresentados na edição do Relatório Anual da associação. O relatório na íntegra está disponível no site da UBC.

No último ano, a UBC registrou um novo recorde ao distribuir mais de R$ 670 milhões para mais de 240 mil titulares de direitos, no Brasil e no exterior, atingindo um crescimento de 35% em distribuição comparado ao ano anterior. Considerando que o total distribuído pelo Ecad foi de aproximadamente R$ 1,2 bi, a UBC foi responsável por 58% do montante distribuído pela entidade para autores e diversas categorias profissionais da indústria da música.

Relatório Anual edição 2023 - UBC

Relatório Anual edição 2023 – UBC. Foto: Divulgação

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“Em um 2022 marcado pela retomada pós-Covid e a celebração dos 80 anos da UBC, nosso foco foi além de reverenciar o passado, dirigir nossa atenção ao presente de forma propositiva e ao futuro, com suas múltiplas oportunidades e desafios. Celebramos um marco com a distribuição recorde para nossos titulares e parceiros, refletindo nosso compromisso contínuo com uma remuneração justa. Esse feito não apenas enfatiza nosso legado, mas destaca a determinação em abraçar os desafios da gestão coletiva, aproveitando novas tecnologias e inovações para enriquecer nossos processos”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação

Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação

O Diretor Executivo da UBC acrescenta: “em meio à rápida evolução, como os impactos da inteligência artificial generativa, mantemos uma postura proativa, focada no aperfeiçoamento e na regulação adequada. Guiados por nossa liderança e compromisso diário, nossa principal missão é servir com transparência e objetividade aos titulares que representamos, afirma Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Arrecadação de direitos em shows e eventos ao vivo cresce 309,5%

Entre os resultados em destaque, o ano de 2022 apresentou uma grande evolução na arrecadação de direitos. Os serviços digitais, que contemplam as plataformas de streaming, por exemplo, tiveram um avanço de 26,2% em relação a 2021, sinalizando a consolidação do consumo destas novas plataformas.

Os usuários gerais registraram um crescimento expressivo de 30,7%. A TV aberta, por outro lado, mostrou um incremento mais tímido de 3,1%, enquanto a TV paga enfrentou uma diminuição de -1,8%. Contudo, os shows e eventos ao vivo se destacaram com um crescimento impressionante de 309,5%, indicando um retorno robusto após períodos de interrupção decorrente da pandemia de Covid-19.

A rádio cresceu 15,9% e, apesar da parcela reduzida do cinema na distribuição geral, este setor surpreendeu com um aumento de 132,6%, também decorrente da reabertura pós-pandemia.

Relatório UBC edição 2023

Relatório UBC edição 2023

 

A divisão dos valores arrecadados pelo Ecad se deu de maneira segmentada de acordo com diferentes plataformas e meios. A TV, abarcando tanto canais abertos quanto pagos, absorveu 32,5% dos valores. Os serviços digitais, que evidenciam o crescimento das plataformas de streaming e de conteúdo online, alcançaram 22,8% dessa distribuição.

Os usuários gerais, englobando estabelecimentos comerciais e outros ambientes que usufruem de músicas, somaram 20,5%. Shows e eventos ao vivo, vitais para o setor, receberam 13,5%. A rádio, por sua vez, acumulou 9,5% e o cinema, ainda buscando maior representatividade, reuniu 1,3% dos valores.

Fábio Geovane, diretor de operações da UBC, ressalta a importância da retomada de shows e crescimento do streaming para o aumento das receitas de direitos.

Todo esse crescimento só pode acontecer se tivermos uma infraestrutura tecnológica robusta para suportar um volume gigantesco de informação e uma equipe de colaboradores que possa dar conta de todo esse trabalho. Com relação à distribuição do ano de 2022, após a pandemia os números de distribuição referentes às rubricas de Show, Carnaval, Música ao Vivo, Casa de Festas e Diversão tiveram uma expansão enorme, impulsionando nosso crescimento. Com relação às demais rubricas, são notáveis os crescimentos de Streaming de audiovisual (+63,10%) e Streaming de áudio (+47,43%), na distribuição UBC, em comparação com 2021”, aponta o executivo.

Fábio Geovane, Diretor de Operações UBC

Fábio Geovane, Diretor de Operações UBC. Foto: Miguel Sá/Digulgação

Para além dos recordes de distribuição, o ano foi marcado também por celebrações e conquistas emblemáticas para a entidade

Em comemoração aos seus 80 anos, a UBC lançou o livro “O Autor Existe”. A obra apresenta um panorama completo sobre a jurisprudência brasileira no âmbito dos direitos autorais musicais. Sob coordenação de Sydney Sanches e Karina Callai, o livro abrange mais de 10 artigos de renomados profissionais do campo dos direitos autorais.

Sydney Sanches e Karina Callai. Créd Jhon Oliveira

Sydney Sanches e Karina Callai. Foto: Jhon Oliveira

O livro teve eventos de lançamento no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, o último realizado em parceria com o STJ, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça. Dedicada a Fernando Brant e Erasmo Carlos, a obra traz prefácio assinado por Paulo Sérgio Valle, então diretor-presidente da UBC e autor de mais de mil composições.

Todos os lucros provenientes das vendas estão sendo revertidos ao Instituto Zeca Pagodinho, que proporciona cursos e formação para jovens em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do RJ.

Prêmios à Alceu Valença, Dona Onete e série de entrevistas integram calendário de ações em prol dos autores e do mercado da música

Ao longo do último ano, a UBC manteve um calendário repleto de atividades, fortalecendo a conexão com seus quase 60 mil titulares. Uma delas foi a parceria e promoção de uma série de entrevistas no podcast “Papo com Clê”, conduzido pelo produtor Clemente Magalhães.

Foram 155 entrevistas realizadas, que ultrapassaram 90 milhões de visualizações, com nomes como Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Fagner, Marcelo D2, Paula Fernandes, Fernanda Takai, Manu Gavassi, Samuel Rosa e Sandra Sá.

Os prêmios da UBC também se destacaram no cenário cultural, reconhecendo talentos inquestionáveis da música brasileira. No Prêmio Tradições, a Diva do Carimbó, Dona Onete, foi a grande homenageada, valorizando o poder e a influência das mulheres na cena regional brasileira.

Já o Prêmio UBC ao compositor brasileiro foi entregue ao mestre Alceu Valença, em uma cerimônia memorável na Casa UBC, no Rio de Janeiro, reunindo grandes nomes da música nacional e celebrando a riqueza e o legado da obra de Alceu.

Alceu Valença recebe o Prêmio UBC em cerimônia com artistas da música brasileira

Alceu Valença. Foto: Miguel Sá

Outras iniciativas marcaram o ano na entidade, com foco na inovação e reconhecimento artístico. O rebranding da marca trouxe uma imagem renovada à instituição, e projetos como a UBC Jam ofereceram espaço e visibilidade para jovens artistas, com um palco itinerante que percorreu diversas capitais brasileiras.

UBC realiza primeira edição da UBC Jam em Salvador

Investimentos em parcerias e tecnologia potencializam arrecadação e distribuição de direitos  

Reforçando seu compromisso com a correta identificação musical, a UBC estabeleceu parcerias com as iniciativas Credits Due e Session Studio. A primeira, uma campanha global, tem o intuito de assegurar metadados precisos para músicas desde sua criação, e a UBC não apenas apoiou como também promoveu um painel virtual contando com especialistas da indústria.

A segunda, Session Studio, oferece uma plataforma de colaboração online para artistas. Graças à UBC, seus associados têm uma maneira exclusiva de sincronizar suas identificações com a plataforma, garantindo precisão desde a etapa de criação. Conheça mais detalhes acessando aqui.

Finalmente, a edição 2023 do relatório “Por Elas Que Fazem a Música” foi lançada, enfatizando a contínua necessidade de discutir e promover o equilíbrio de gênero na indústria musical brasileira. Em sua sexta edição, o relatório, baseado nos dados da UBC, continua a oferecer insights valiosos sobre a participação feminina no mercado, lançando luz sobre progressos, desafios e caminhos futuros.

Os imensos e sempre renováveis desafios da gestão coletiva nos animam para os anos futuros. A cada dia, chegam novas ferramentas, possibilidades e movimentos de tecnologia que podem e devem enriquecer a atividade e seus processos e práticas. Todas essas iniciativas merecem nossa permanente reflexão e reação, no sentido de aperfeiçoar nossos serviços, atendimento e resultados”, afirma Marcelo Castello Branco.

Confira o relatório anual na íntegra no site da UBC.

Sobre a UBC

A UBC – União Brasileira de Compositores – é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.

Fundada em 1942 por grandes nomes da música, a UBC atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando no Brasil e no exterior mais de 60 mil associados. Sendo a mais antiga das sociedades do Brasil, rege, junto a outras sociedades congêneres, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD.

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