banner com link para rádio globo
UBC e ESPM iniciam 2ª pesquisa sobre impacto da pandemia na música
UBC e ESPM iniciam 2ª pesquisa sobre impacto da pandemia na música. Foto: Reprodução/POPline.Biz
in

UBC e ESPM iniciam 2ª pesquisa sobre impacto da pandemia na música

Pesquisa avalia o quanto pandemia impactou os titulares de direitos autorais mental e financeiramente, além das perspectivas com o retorno dos shows

A UBC e a ESPM se juntaram, pelo segundo ano consecutivo, para investigar o quanto a pandemia impactou os titulares de direitos autorais mental e financeiramente, além das perspectivas com o retorno dos shows. A pesquisa possui duas frentes: Pessoa Física (compositor, cantor, músico, ou produtor fonográfico) e Pessoa Jurídica (Editoras ou Produtoras Fonográficas) e o preenchimento do questionário leva apenas 2 minutos.

O CEO da UBC, Marcelo Castello Branco, comentou a importância de pesquisas no mercado da música, sobretudo em um cenário de incertezas ocasionado pela pandemia.

“O mercado da música cada vez mais se orienta por dados, pesquisas e estudos de comportamento e tendência. Eles são uma vital ferramenta de trabalho para nossas previsões e estimativas. A inteligência de negócios nos ajuda a enfrentar e desafiar estes dias que manual de sobrevivência nenhum especulou”, diz Marcelo Castello Branco.

Marcelo Castello Branco, CEO UBC
Marcelo Castello Branco, CEO UBC, fala sobre a importância da pesquisa no mercado musical. Foto: Divulgação

Para participar da pesquisa e ajudar a compreender mais profundamente este cenário, acesse: Pessoa Física (clique aqui) e Pessoa Jurídica (clique aqui).

Janela UBC: Direitos Autorais

Hoje, 14 de novembro, às 18h, Geraldo Vianna, músico e diretor da UBC, entrevistará Peter Strauss – Gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na UBC, e Vanessa Schutt, coordenadora de Novos Negócios – que atua há 20 anos na área de direito autoral, sendo os últimos 11 anos na UBC.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por UBC (@ubcmusica)

Leia Mais:

O encontro entre os profissionais tem por objetivo focar no início da carreira de um artista ou compositor independente. Entre os temas estarão: quais os primeiros passos que ele deve dar para assegurar o recebimento dos seus direitos autorais. Além de entender quando é necessário se filiar, quais os procedimentos envolvidos, os processos para cadastro de obra e fonograma.

Por fim, compreender o que é o ISRC e a importância do código na hora da distribuição da música. Todo esse processo será visitado tanto no âmbito nacional quanto internacional. O bate papo poderá ser acompanhado no perfil do Instagram da UBC.

UBC destaque no Relatório da ABMI 2021

O Relatório divulgado pela ABMI (Associação Brasileira da Música Independente) de 2021 apontou que a UBC é a Associação Musical mais mencionada (51%) entre as empresas que participaram da pesquisa de análise do mercado musical. Em seguida, está a Abramus, com 32%. O resultado segue a mesma proporção do ano anterior.

UBC, Associação Musical mais lembrada no relatório da ABMI 2021
UBC, Associação Musical mais lembrada no relatório da ABMI 2021. Foto: Reprodução/Relatório ABMI

Entre os dados inéditos divulgados pelo relatório “Análise do Mercado da Música no Brasil” destaca-se a receita estimada de R$ 1,4 bilhão, gerada em 2020 pelo mercado brasileiro de música, apresentando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Confira mais detalhes sobre o relatório acessando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

Exclusivo: descubra os artistas de K-pop mais ouvidos em 2021 no Spotify

Pabllo Vittar detalha o I AM PABLLO e confirma: “No Brasil não há nada parecido”