Bono e The Edge publicaram uma versão acústica e emotiva de “Sunday Bloody Sunday”, hit lançado pelo U2 no álbum “War” (1983). No clipe de quatro minutos, vocalista e guitarrista aparecem em um estúdio enquanto harmonizam nos refrãos da música que narra o incidente de 30 de janeiro de 1972, no qual soldados britânicos atiraram em manifestantes civis em Derry, na Irlanda do Norte. Ao todo, 26 pessoas foram baleadas pelos soldados, com 14 mortos.
LEIA MAIS:
- Bono diz não gostar do nome do U2 e ter vergonha de muitas músicas da banda
- U2 estreia perfil oficial no TikTok com prévia de nova música
- Bono, do U2, diz que músicas de Adele, Beyoncé, Lady Gaga e Billie Eilish salvaram sua vida
Em uma atualização da poderosa letra da faixa, Bono ajustou o verso final da música com as frases: “Here at the murder scene/ The virus of fiction, reality TV/ Why so many mothers cry/ Religion is the enemy of the Holy Spirit guide/ And the battle just begun/ Where is the victory Jesus won?”. Em tradução livre seria algo como: “Aqui na cena do crime/ O vírus da ficção, reality show/ Por que tantas mães choram/ A religião é a inimiga do guia do Espírito Santo/ E a batalha apenas começou/ Onde está a vitória que Jesus conquistou?”
Além das imagens em preto e branco de Bono e The Edge, o vídeo também apresenta uma sobreposição de imagens de arquivo das consequências do tiroteio, incluindo a imagem de um padre católico acenando com um lenço branco enquanto escolta o corpo de Jackie Duddy, de apenas 17 anos, que foi a primeira pessoa morta pelos soldados britânicos.
A mensagem que acompanha o vídeo diz simplesmente: “30 de janeiro de 2022 – Com amor, Bono & Edge”. Assista!