in ,

Trinta anos de “Rage Against the Machine”, o primeiro álbum da banda

O disco conta com os sucessos “Killing in The Name”, “Wake Up” e “Bombtrack” e tem uma capa icônica!

Capa do álbum "Rage Against the Machine" | Foto: Divulgação

Histórico! Era 1992 quando o Rage Against The Machine, na época ainda no seu primeiro ano de existência, lançava seu primeiro disco. O álbum homônimo estourou e rapidamente se tornou um ícone do nu metal, com as faixas “Killing in The Name”, uma das mais notórias da banda; e “Wake Up”, que aparece nos créditos do filme Matrix.

LEIA MAIS:

Rage Against the Machine | Foto: Instagram (@rageagainstthemachine)

Mas o primeiro álbum da banda não só é conhecido pelas músicas como também pela imagem em sua capa. Afinal, quem é a pessoa nessa foto?! Essa foto é real?! Sim, muito real!

A foto é de Thích Quảng Ðức, monge Mahayana que protestava em Saigon, no Vietnã do Sul, contra a repressão religiosa do governo de Ngo Dinh Diem, que perseguia os Budistas. Ordenado monge aos 15 anos, Lâm Văn Túc – seu nome de batismo – ele foi responsável pela construção de 31 templos budistas espalhados pelo Vietnam, que continuam erguidos até hoje.

LEIA MAIS: 

O que foi conhecido como “a crise budista” alcançou seu auge em 1963, em meio à guerra do Vietnam, quando religiosos foram impedidos de usar bandeiras em homenagem ao aniversário de Buda. O presidente Diệm proibiu manifestações, mas elas continuaram a acontecer.

Presidente Diệm, do Vietnam do Sul

Em junho do mesmo ano, 65 manifestantes foram feridos, atingidos por gases lançados pela polícia. Uma semana após esse incidente, o monge budista Thích Quảng Đức tomou uma decisão que mudaria o rumo dessa crise.

A História

Em um ato de auto sacrifício em prol de sua causa, o monge se tornou um mártir moderno quando, em 1963, ateou fogo em si mesmo enquanto meditava em meio às manifestações. Antes do acontecido, o monge escreveu em nota:

“Antes de fechar os olhos e seguir em direção à visão de Buda, peço respeitosamente ao Presidente Ngo Dinh Diem que tenha compaixão pelo povo da nação e implemente a igualdade religiosa para manter a força da pátria eternamente. Eu chamo os veneráveis, reverenciados, membros da sangha e os budistas leigos a se organizarem em solidariedade para fazer sacrifícios para proteger o budismo.”

Essa imagem, feita pelo fotógrafo Malcolm Browne, rodou o mundo e Thích Quảng Ðức se tornou símbolo de resistência e luta por seus ideais.

Fotógrafo Malcolm Browne, autor da foto do monge budista

Foi a foto de Thích Quảng Ðức, inclusive, que fez com que o presidente dos Estados Unidos na época, John F. Kennedy, retirasse seu apoio ao presidente vietnamita.

Capa do álbum do RATM

Com uma história fortemente política de luta por direitos e ideais contra um sistema opressor, o RATM começou sua carreira escrevendo um novo capítulo na história do rock e mostrando à que veio. A imagem do álbum, muito simples, mantém o destaque para a fotografia, e se tornou uma das capas de álbum mais icônicas dos últimos 50 anos.

Tracklist de “Rage Against the Machine”

1. Bombtrack
2. Killing in the Name
3. Take the Power Back
4. Settle for Nothing
5. Bullet in the Head
6. Know Your Enemy
7. Wake Up
8. Fistful of Steel
9. Township Rebellion
10. Freedom