Na versão da história divulgada pelo TMZ, os representantes da Academia ficaram divididos sobre “convidar Will Smith a se retirar” ou não. Mas, meia hora após a agressão, o produtor Will Packer avisou Will Smith de que a Academia havia chegado ao consenso de que ele não precisava ir embora. Por isso, Will Smith ainda recebeu seu troféu de melhor ator por “King Richard: Criando Campeãs” (e pediu desculpas à Academia durante o discurso).
Já o comunicado da Academia conta outra versão. Ela afirma que pediu para que Will Smith deixasse o evento, mas ele que ele se negou. “As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos ter previsto. Embora gostaríamos de esclarecer que o Sr. Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou, também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente”, diz o texto.
(Foto: Getty Images / Uso autorizado POPline)
Em todo caso, a instituição anunciou a abertura de um processo disciplinar contra o ator, por violações do código de conduta da Academia.
“Na próxima reunião do conselho em 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta”, diz o comunicado.