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‘Tivemos sucesso com artistas e compositores em todo o espectro de gêneros e gerações, com novos lançamentos e projetos de catálogo’, diz Kyncl, CEO do WMG

O Warner Music Group divulgou nesta terça-feira (8) os resultados do 3º trimestre fiscal, que foi finalizado em 30 de junho de 2023

Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group. Foto: Divulgação.
Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group. Foto: Divulgação.

Depois de alguns trimestres abaixo do ideal, o Warner Music Group divulgou os resultados nesta terça-feira (8), dando às ações da empresa um saudável aumento de 5% após o anúncio. As ações da empresa subiram para US$ 33,29.

A receita do trimestre, encerrado em 30 de junho, aumentou 9% (10% em moeda constante) para US$ 1,56 bilhão, impulsionada por um aumento de 7,8% na música gravada e um aumento de 5,6% na receita digital, que inclui um aumento de 6,3% em receita de streaming. A receita de publicação de música aumentou 15,5%. As informações são da Variety.

Foto: Divulgação.

Ed Sheeran, Linkin Park e Melanie Martinez estavam entre os principais lançamentos do trimestre, de acordo com o anúncio.

“Nossos resultados do terceiro trimestre foram impulsionados por uma ampla diversidade de músicas, e nossa força veio de muitos territórios, gravadoras e linhas de receita diferentes”, disse o CEO do Warner Music Group, Robert Kyncl. “Tivemos sucesso com artistas e compositores em todo o espectro de gêneros e gerações, com novos lançamentos e projetos de catálogo”, acrescentou.

Robert Kyncl, CEO do Warner Music Group. Foto: Divulgação

Kyncl também observou o recente acordo da empresa com a TikTok, que continua entre as fontes mais fortes de música, e elogiou o recente aumento nos preços das assinaturas dos serviços de streaming.

“No mês passado, Tidal, YouTube e Spotify seguiram Apple, Amazon e Deezer ao aumentar seus preços”, disse Kyncl. “Esta é a coisa fiscalmente responsável a fazer – para eles e para a comunidade criativa. Gostaria de agradecer a todos por terem dado este importante passo”.

“Em março, eu disse que se ajustássemos pela inflação desde 2011 – o ano em que o streaming de música foi introduzido nos EUA – o preço de uma assinatura mensal de música nos EUA deveria ser de US$ 13,25 hoje. Gostaria de destacar que, em 2011, o preço do plano Standard Netflix era de US$ 7,99. Desde então, aumentou para $ 15,49 hoje. Se o preço mensal de uma assinatura de música tivesse subido na mesma proporção, teria aumentado de US$ 9,99 – onde era em 2011 – para US$ 19,37 hoje. Lembre-se de que os serviços de assinatura de música oferecem acesso a todas as músicas já lançadas e a uma biblioteca em constante crescimento, por aproximadamente o preço de um único CD”, disse o executivo.

O executivo também falou sobre a importância de um modelo de negócios positivo em torno da IA.

“Ao nos voltarmos para a IA, gostaria de salientar que temos uma longa história de trabalho em conjunto com plataformas de distribuição para estabelecer modelos de licenciamento que impulsionam o crescimento e a inovação. Nos últimos 15 anos, empresas de música e plataformas de distribuição fizeram parcerias para aumentar o conteúdo gerado pelo usuário como um fluxo de receita multibilionário para artistas e compositores. Hoje, existem semelhanças óbvias com a IA”, disse Kyncl.

“Trabalhando com nossos artistas e compositores, estamos avançando, avançando rapidamente e trabalhando com uma rede de parceiros, incluindo mecanismos generativos de IA e plataformas de distribuição”, concluiu Kyncl. “A IA é, sem dúvida, uma das forças mais transformadoras da história da humanidade. No entanto, essa mudança de tecnologia é um terreno mais familiar do que aparenta. Como muitas tecnologias anteriores, ela apresenta grandes oportunidades para a criatividade e inovação humanas”.

O diretor financeiro do Warner Music Group, Eric Levin, observou: “sólido crescimento nas principais métricas, o que nos dá maior confiança em nossa margem para o ano inteiro e nas metas de fluxo de caixa operacional”.

“A adoção do mercado de aumentos de preço de assinatura, combinada com a evolução contínua de nossas principais parcerias, nos dá um tremendo otimismo para o futuro do crescimento do streaming”, concluiu o executivo.

Eric Levin, diretor financeiro. Foto: Divulgação.

“Esperamos que nosso impulso cresça, liderado por nossa música extraordinária e campanhas criativas, além de melhorar as tendências macro e da indústria. Continuamos investindo em novos talentos criativos e aprimorando nossos conhecimentos e recursos, enquanto colaboramos com parceiros em toda a economia do entretenimento para impulsionar o sucesso a longo prazo”, acrescentou Kyncl.

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Receita de Música Gravada

A receita de Música Gravada aumentou 7,8% (ou 8,6% em moeda constante). A receita digital aumentou 5,6% (ou 6,8% em moeda constante), segundo o WMG. Já a receita de streaming aumentou 6,3% (ou 7,3% em moeda constante). O crescimento da receita de streaming aumentou devido a um cronograma de lançamento mais forte e o crescimento da receita suportada por anúncios se recuperou devido à moderação em uma desaceleração relacionada ao mercado. 

De acordo com o WMG, a receita de serviços artísticos e direitos expandidos aumentou 14,7% (ou 14,1% em moeda constante), principalmente devido a um aumento na receita de promoção de shows e merchandising. A receita de licenciamento aumentou 22,7% (ou 24,3% em moeda constante), com crescimento em sincronização, taxas de transmissão e outros licenciamentos. A receita física aumentou 2,4% (o mesmo em moeda constante), principalmente devido ao desempenho mais forte nos EUA. 

De acordo com os dados, a receita operacional de música gravada foi de $ 207 milhões, acima dos $ 166 milhões no trimestre do ano anterior e a margem operacional aumentou 2,1 pontos percentuais para 16,1% contra 14,0% no trimestre do ano anterior. O OIBDA aumentou 16,5% para $ 261 milhões de $ 224 milhões no trimestre do ano anterior (ou 18,1% em moeda constante) e a margem OIBDA aumentou 1,6 pontos percentuais para 20,4% de 18,8% no trimestre do ano anterior (ou aumentou 1,7 pontos percentuais para 20,4% de 18,7% em moeda constante). 

Já o OIBDA ajustado aumentou 14,3% de US$ 231 milhões para US$ 264 milhões (ou 15,8% em moeda constante) com a margem OIBDA ajustada subindo 1,2 pontos percentuais para 20,6% de 19,4% no trimestre do ano anterior (ou aumentou 1,3 pontos percentuais para 20,6% de 19,3 % em moeda constante). 

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Receita de edição musical

A receita de edição musical aumentou 15,5% (ou 16,0% em moeda constante). O aumento, segundo o WMG, foi impulsionado pelo crescimento da receita digital e mecânica. A receita digital aumentou 26,4% (ou 27,3% em moeda constante) e a receita de streaming aumentou 27,1% (ou 28,1% em moeda constante), refletindo o crescimento contínuo em streaming, o impacto das renovações de acordos digitais e uma receita de US$ 9 milhões, parcialmente compensado por uma redução trimestral de US$ 10 milhões no impacto do benefício de taxa CRB. 

A receita mecânica aumentou, de acordo com o WMG, impulsionada por uma maior participação de vendas físicas e tempo de distribuições. A receita de sincronização permaneceu estável conforme relatado e em moeda constante, principalmente devido à menor atividade de licenciamento comercial, compensada por acordos de violação de direitos autorais.

Já a receita operacional da Music Publishing foi de US$ 50 milhões, em comparação com US$ 33 milhões no trimestre do ano anterior, e a margem operacional aumentou 4,2 pontos percentuais, para 17,7%. O OIBDA de Music Publishing aumentou 28,1% para $ 73 milhões (ou 30,4% em moeda constante) e a margem OIBDA aumentou 2,5 pontos percentuais para 25,8% de 23,3% no trimestre do ano anterior (ou aumentou 2,8 pontos percentuais para 25,8% de 23,0% em constante moeda).