in

TikTok expande a duração máxima dos vídeos para 10 minutos

A atualização permite que o TikTok concorra diretamente com o YouTube, além de capturar um público mais velho

Foto: Hello I'm Nik/Unsplash

O TikTok ainda é uma plataforma de vídeos curtos? Parece cada vez menos, depois que a empresa anunciou que está expandindo a duração máxima dos uploads para 10 minutos. O TikTok vem testando uploads cada vez mais longos há algum tempo, inclusive introduziram em julho do ano passado vídeos de três minutos. “Estamos sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à nossa comunidade e enriquecer a experiência do TikTok”, disse um porta-voz da empresa em comunicado ao The Verge.

Leia mais:

No mesmo comunicado, o TikTok revela que “no ano passado, introduzimos vídeos mais longos, dando à nossa comunidade mais tempo para criar e se divertir no TikTok. Hoje, estamos empolgados em começar a lançar a capacidade de enviar vídeos de até 10 minutos, o que esperamos liberar ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo”

Ainda de acordo com o The Verge, alguns usuários receberam a notícia com uma notificação dentro do aplicativo, conforme compartilhado no Twitter pelo consultor e analista de mídia social Matt Navarra:

Embora a ascensão meteórica do TikTok à popularidade tenha sido fundada em um fluxo interminável de vídeos curtos adaptados para chamar a atenção dos usuários, a empresa vem promovendo conteúdo mais longo há algum tempo.

Vídeos mais longos permitem que o TikTok concorra melhor com o YouTube, além de capturar um público mais velho e aumentar o tempo geral de engajamento no aplicativo. Para o The Verge, ao mesmo tempo, uma mudança para conteúdo mais longo pode prejudicar a empresa, limitando a quantidade de dados que ela pode coletar sobre os hábitos de visualização dos usuários, o que permite personalizar os algoritmos que usa para atrair usuários em primeiro lugar.

Ironicamente, à medida que o TikTok se expande para oferecer conteúdo mais longo aos criadores e usuários, seus rivais – estimulados pelo sucesso do TikTok – fizeram o oposto. O Instagram lançou vídeos curtos na forma de Reels, o YouTube tem os Shorts apropriadamente chamados e o Snapchat oferece o que chama de Spotlight.

YouTube Shorts | Foto: Divulgação

Falando ao The Verge , Navarra diz que o conteúdo de formato mais longo é, em geral, “mais fácil de monetizar e mantém as pessoas na plataforma por mais tempo”. Mas ele diz que o TikTok agora precisará descobrir exatamente como posicionar e apresentar esses vídeos em sua plataforma. “Eles poderiam ter uma casa dedicada para conteúdo de formato mais longo, pois [ele] não se encaixa tão bem no feed vertical com coisas mais curtas que as pessoas estão acostumadas a passar rapidamente”, diz ele.