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TikTok reduz meta de vendas de anúncios em US$ 2 bilhões

O corte ocorreu após desaceleração do mercado de tecnologia

Foto: Nitish Gupta/Pixabay

O TikTok anunciou um corte de cerca de US$ 2 bilhões em sua meta de receita de anúncios para 2022. As consequências de uma desaceleração global que atingiu outros gigantes da Internet, do Google à Meta.

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Segundo o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, o aplicativo reduziu sua previsão de anúncios para este ano para US$ 10 bilhões. O site Bloomberg apurou que, anteriormente, era de cerca de US$ 12 bilhões. A revisão não inclui segmentos de negócios menores, como e-commerce.

O corte reflete uma retração nos gastos com marketing em todo o mundo, à medida que empresas e consumidores apertam orçamentos e se preparam para enfrentar uma possível recessão. Outras empresas já estão reduzindo suas avaliações no mercado, como Alphabet Inc., Amazon.com Inc., Meta e Microsoft Corp.

A ByteDance se tornou a startup mais valiosa do mundo com o sucesso de aplicativos como o TikTok e sua contraparte chinesa Douyin. No entanto, foi espremida por conta da repressão de Pequim às empresas de internet e as suspeitas de Washington sobre os serviços, como preocupações sobre como a plataforma armazena dados de usuários dos EUA e gerencia fluxos de informações entre funcionários na China.

Como a maioria das plataformas de mídia social, o TikTok obtém a maior parte de sua receita com publicidade. 

Ainda segundo o site Bloomberg, ByteDance adiou os planos para uma oferta pública inicial. Em setembro, a empresa se ofereceu para recomprar até US$ 3 bilhões de suas próprias ações a uma avaliação de cerca de US$ 300 bilhões.  

Já a Douyin gera muito mais receita, mas não está claro como a desaceleração chinesa está afetando essa unidade.