in

Em 5 anos, Música Mexicana no Spotify cresceu mais de 440% em todo o mundo

Entre 2020 e 2023, o segmento musical cresceu mais de 195% na América Latina

Segundo o Spotify, os streams de Música Mexicana no ano passado aumentaram 55%. Foto: Spotify / Divulgação

Levantamento do Spotify revela que a Música Mexicana cresceu mais de 440% globalmente, entre 2018 e 2023. O estudo aponta que a popularidade do segmento deve-se às mídias sociais e à distribuição de fãs em diferentes países e culturas.

LEIA MAIS:

Peso Pluma|Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

Segundo o Spotify, os streams de Música Mexicana no ano passado aumentaram 55%. Outro dado interessante é o crescimento entre ouvintes da geração Z: o grupo apresentou crescimento de quase 60%, no mesmo período observado.

De abril de 2023 a março de 2024, o pódio streams de Música Mexicana na América Latina é formado por Guatemala, Colômbia e Chile. Ao todo, os streams na América Latina aumentaram mais de 195% entre 2020 e 2023. Confira a lista de artistas preferidos na região.

  1. Peso Pluma
  2. Grupo Frontera
  3. Carin Leon
  4. Cristiano Nodal
  5. Força Régida
  6. Júnior H
  7. Natanael Cano
  8. Los Ángeles Azules
  9. Eslabon Armado
  10. Grupo Firme

Na análise da plataforma de streaming, a Música Mexicana está, inclusive, “aproveitando seu momento sob o sol colombiano”. Alguns dos resultados do estudo apontam para a interação do mercado mexicano com o colombiano. Os dois países reúnem um histórico de intercâmbio artístico e de mercados através do cinema e da televisão.

Na Colômbia, o segmento aumentou 445% entre 2020 e 2023, acima da média mundial. O Spotify também aponta que o país sul-americano também emerge como um destino de artistas mexicanos. Colaboração com as de Peso Pluma em “QLONA” de Karol G, e Carin Leon com Maluma em “Según Quién”, aquecem os números de streams.

Por outro lado, a Música Mexicana expande as fronteiras. No ano passado, o Grupo Frontera, banda que explora ritmos originais do México, colaborou com o porto-riquenho Bad Bunny em “un100xto”. A canção se tornou a mais ouvida do segmento em um único dia.