As relações entre tecnologia e música estão apresentando desdobramentos inéditos. No último ano, por exemplo, o termo “NFT” era desconhecido e agora, a indústria musical irá presenciar a primeira turnê musical movida por criptomoeda. A iniciativa é do artista The Weeknd em parceria com a corretora de crpitomoedas Binance e irá estrear no dia 8 de julho, no Rogers Centre em Toronto, no Canadá.
Leia Mais:
- Jay-Z e CEO do Twitter se unem para formar um novo fundo de criptomoedas com foco na África e na Índia
- The Weeknd e Binance se unem para turnê e esforço humanitário de US$ 2 milhões
- Instagram testa recurso para rentabilizar criadores por meio de NFTs
- Pharrell Williams lança ‘GODA’, uma plataforma NFT ‘fiel às vozes criativas’
- Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos e turnê com ingressos em NFT
De acordo com um anúncio do artista, a turnê pelo estádio será “a primeira turnê global de concertos a integrar a tecnologia Web 3.0 para uma experiência aprimorada dos fãs”. A exchange de criptomoedas Binance foi nomeada como patrocinadora oficial da turnê.
The Weeknd e Binance: bastidores da turnê com criptomoedas
De acordo com o Music Business Worldwide, a Binance colaborou com a empresa HXOUSE, que possui sede em Toronto, em um chamado “centro de reflexão e incubadora comunitária” para empreendedores criativos. Essa iniciativa resultou em uma coleção NFT exclusiva para a turnê de The Weeknd, lançada juntamente com mercadorias de turnê.
Além disso, os canhotos de ingressos virtuais do participante também podem obter acesso a NFTs “comemorativos” que, segundo a Binance, proporcionarão experiências únicas para os fãs.
Em paralelo, a parceria de The Weeknd com a Binance segue as notícias recentes de que a Binance Labs, o braço de capital de risco e incubação da Binance, fechou um novo fundo de investimento de US$ 500 milhões. Esse valor foi apoiado por investidores institucionais como DST Global Partners e Breyer Capital.
A Binance diz que o novo fundo investirá em projetos que “podem estender os casos de uso de criptomoedas e impulsionar a adoção de tecnologias Web3 e blockchain”, segundo informações do Music Business Worldwide.
Fundo Humanitário de The Weeknd
O anúncio do patrocínio da turnê também acompanha o lançamento Fundo Humanitário XO que The Weeknd lançou no início deste ano, como Embaixador Global da Boa Vontade do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PAM).
Para marcar o lançamento da turnê, a Binance diz que doará US$ 2 milhões para o XO Humanitarian Fund, administrado pelo World Food Program USA. Além disso, The Weeknd e Binance estão criando uma coleção NFT especialmente projetada e dizem que 5% de suas vendas serão doadas ao XO Humanitarian Fund.
“A Binance tem tudo a ver com a comunidade, com as pessoas, com a inclusão. Fiquei impressionado com o foco nos usuários e a vantagem inovadora”, disse The Weeknd. Fazia todo o sentido trabalharmos juntos e mal posso esperar para que os fãs experimentem criptomoedas em um caminho criativo enquanto apoiam uma boa causa. Há tantas possibilidades com criptomoedas e acho que isso é apenas o começo“, afirma o artista.
A cofundadora da Binance, Yi He, acrescentou: “Estamos empolgados em ser um parceiro exclusivo de criptomoedas da turnê de The Weeknd, dando aos fãs e pessoas a capacidade de interagir com criptomoedas em uma nova avenida. A Crypto é centrada na comunidade e acreditamos que essa parceria incorpora isso, incluindo capacitar artistas locais e retribuir, por meio de uma plataforma mainstream.”
Estratégia e renovação de parcerias de The Weeknd
Além disso, a parceria de The Weeknd com a Binance também pode ser compreendida como um desdobramento a partir do anúncio da renovação da parceria entre o artista e o Universal Music Group realizada em abril.
Como parte do acordo, a editora Universal Music Publishing Group (UMPG) administrará o catálogo de composições de The Weeknd e todos os seus trabalhos futuros, “em um novo contrato de longo prazo, após o término de seu compromisso existente”.
O amplo acordo também se baseia no relacionamento entre The Weeknd e a Republic Records da UMG. Gravadora do artista desde 2012, segundo a UMG, continuará sendo sua parceira de gravação para futuros lançamentos musicais.