in ,

The Town: Artista plástico René Machado é um dos responsáveis pelas artes dos telões e backstage do palco The One

René Machado também assina as artes e painéis do Palco Sunset, no Rock in Rio, desde 2017; artista plástico foi convidado por Ana Biavaschi, Diretora de Cenografia do The Town e Zé Ricardo para participar do novo festival da Rock World

Artista plástico René Machado é um dos responsáveis pelas artes dos telões e backstage do palco The One no The Town. Foto: Leo Aversa/Divulgação
Artista plástico René Machado é um dos responsáveis pelas artes dos telões e backstage do palco The One no The Town. Foto: Leo Aversa/Divulgação

A Cidade da Música, em Interlagos, vai receber mais de 235 horas de música, com shows espalhados por sete grandes espaços, cinco palcos e uma cenografia inspirada nos ícones da arquitetura paulistana. O The Town está sendo um grande espetáculo não só de música, mas, de cultura e muita arte. Dentro do contexto artístico, a convite de Ana Biavaschi, diretora de cenografia do The Town e do Rock in Rio, o artista carioca René Machado participa com sua nova série “Compositions” do festival em São Paulo.

Leia Mais:

Artes de René Machado no backstage do palco The One, do The Town
Artes de René Machado no backstage do palco The One, do The Town. Foto: Divulgação

René já é conhecido no Rock in Rio, onde desde 2017, é responsável por criar artes e painéis exibidos nos bastidores do Palco Sunset. Agora, o artista, que é também um dos indicados ao Prêmio Pipa 2023, reconhecidamente o mais prestigiado prêmio da arte contemporânea brasileira, está com diversas obras no backstage do palco The One, e também projetadas nos telões do palco, nos intervalos dos shows.

“É um prazer muito grande, uma honra, estar participando desde 2017 das edições do Rock in Rio, a convite do Zé Ricardo, que acompanha meu trabalho desde o início, a evolução da minha arte, minha labuta diária no ateliê. Nessa primeira edição do The Town, fiquei muito feliz com o convite da Ana Biavaschi e do Zé Ricardo, porque é uma forma de reverberar a arte. O festival tem um propósito muito grande com a diversidade. Então, você consegue atingir um público muito maior do universo sofisticado das galerias e do próprio meio das artes. Fico muito feliz de fazer parte disso, dessa história, da primeira edição do The Town em São Paulo que já é um sucesso”, afirma René Machado.

Artista plástico René Machado é um dos responsáveis pelas artes dos telões e backstage do palco The One
Artista plástico René Machado é um dos responsáveis pelas artes dos telões e backstage do palco The One. Foto: Leo Aversa/Divulgação

O palco tem o conceito de representar a cultura e os museus de São Paulo e tem obras exibidas entre cada show. René Machado fez também ativações dentro dos camarins, que estão sendo ocupados ocupados por artistas como Racionais MC´s, Criolo, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Ne-Yo, Angélique Kidjo, Gloria Groove, Marina Sena, Pabllo Vittar e muito mais.

O festival aconteceu neste fim de semana e segue nos dias 7, 9 e 10 de setembro na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Sobre René Machado

O artista plástico René Machado vem ganhando cada vez mais reconhecimento de seu trabalho por críticos, curadores, colecionadores, e pessoas ligadas ao círculo das artes. Em 2023, René entrou no ranking dos 10 artistas mais procurados pelos colecionadores dentro do marketplace da ArtRio, uma das maiores feiras do segmento da América Latina. Após o The Town, representado pela Lemos de Sá Galeria, René vai expor cerca de dez obras inéditas em sua primeira solo na ArtRio, que chega a 13ª edição esse ano, de 13 a 17 de setembro na Marina da Glória, em solo carioca.

Em seguida, o artista parte para sua primeira individual em Belo Horizonte com a Lemos de Sá Galeria. A exposição será aberta no dia 30 de setembro, com texto crítico de Vanda Klabin.

Suas obras têm percorrido diversos países e instituições de arte tais como: Brasil, EUA, Itália, Espanha e França. Figuram em coleções importantes, destacando Luciano Benetton e coleção Fadel. Em 2020, criou a Casa Arlette, um centro de produção artística contemporânea, que além dos artistas residentes, se tornou um espaço de encontro entre intelectuais dos gêneros da arte.