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Entrevista: TikTok fala sobre vínculo com a música e presença omnichannel no The Town

Em entrevista ao POPline.Biz, Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina, fala sobre a construção da experiência para o festival

Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina
Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina. Foto: Andy Santana / TikTok / Divulgação

Após a participação no último do Rock in Rio, o TikTok marca presença omnichannel – online na plataforma e offline, com a presença de um stand – na primeira edição do The Town, que aconteceu nos dias 2 e 3 de setembro e seguirá nos dias 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos. A iniciativa confirma a aposta da plataforma na música e na criação de experiências para um público mais diverso.

Pensando nesses aspectos, o POPline.Biz é Mundo da Música, entrevistou Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina, que revelou os bastidores da estratégia da plataforma no festival e os elos de conexão com criadores e consumidores do TikTok, presentes no The Town de forma presencial, ou acompanhando através dos seus celulares.

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Confira a entrevista na íntegra sobre o TikTok no The Town abaixo:

POPline.Biz – Apesar de ser do mesmo grupo da Rock World, a primeira edição do The Town traz sua própria identidade. Como você pensou na construção da experiência, que dialogue com os propósitos da companhia, mas, seja algo diferente do que foi apresentado no Rock in Rio no último ano?

Gabriel Simas – Há alguns anos o TikTok tem marcado presença como parceiro de diferentes tipos de festivais de música no Brasil. No ano passado, patrocinamos o Rock in Rio como meio de nos aproximar de um público mais diverso e ampliar a experiência da nossa comunidade com o festival. A construção da experiência para o The Town teve como base a premissa de que a música sempre fez parte do DNA do TikTok, e que, para além da comunidade musical, abrigamos e conectamos diversas outras comunidades.

A nossa plataforma é um palco para tudo e para todos e as ações que estamos promovendo no evento e no aplicativo foram pensadas para conectar todas as nossas comunidades. Parcerias com festivais são uma forma não só de levar a experiência dos eventos para o público em casa, mas também de levar a experiência do TikTok para o público dos festivais in loco por meio de diferentes ativações. Como plataforma, trabalhamos sempre na identificação e expansão do que já faz sentido para a nossa base, acompanhando as tendências que surgem organicamente no nosso aplicativo.

Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina. Foto: Andy Santana / TikTok / Divulgação
Gabriel Simas, Líder de Marketing de Categorias e Criadores do TikTok na América Latina. Foto: Andy Santana / TikTok / Divulgação

POPline.Biz – Quais artistas e creators estarão envolvidos? Como é o processo de curadoria dos nomes que farão parte das ativações no TikTok?

Gabriel Simas – O processo de curadoria levou em conta a afinidade dos universos temáticos dos criadores com o festival – temos criadores de comunidades como música, moda, comportamento e mais.

Buscamos também, por meio dos criadores escolhidos, mostrar a diversidade do TikTok em rostos e conteúdo e personificar a ideia de que somos um palco para tudo e para todos. Os nomes que escolhemos deram início a tendências únicas dentro do aplicativo, que se espalharam guiando a cultura online de humor e outros temas.

Creators envolvidos:

2 de setembro: Lara Santana (@larasantana_eu), Vitty (@euvitty), Renata Santti (@renatasantti) e Gabi Adie (@gabiadie);

3 de setembro: Estevão Ferreira (@beijosdeluzoficial), Jessica Diniz (@jedinizm), Duda Menegheti (@duda.menegheti), Malhassaum (@malhassaum) e Fred (@fred)

7 de setembro: Xurrasco (@xurrasco_021), Thiago Pantaleão (@thiago_pantaleao), Rebecca (@rebeccaoffc), Vanessa Lopes (@vanessalopesr) e Nicole Bahls (@eunicolebahls)

9 de setembro: Lucas Silveira (@lucasfresno), Andressah Catty (@andressahcatty), Dante Olivier (@dante.olivier) e Mohamad Hindi (@mohindi)

10 de setembro: Beto Martinne (@betomartinne), Stephanie Marques (@tephmarques_), Carmine (@carmineuai)  e Manu Mendes (@manumendes.rj)

@tiktokbrasil keeping up with tr̶e̶t̶a̶ com minhas gatinhas @ᴠ¡ᴛᴛʏ, @Renata Santti e @Lara Santana direto do #TheTown2023 ♬ som original – TikTok Brasil

POPline.Biz – De quais formas os artistas que não estarão no The Town poderão interagir com as ações do TikTok? Haverá alguma hashtag ou ferramenta específica que vocês incentivarão nesse período?

O público dentro e fora do festival poderá encontrar no aplicativo espaços dedicados para assistir a diversos conteúdos relacionados ao evento. Um deles é a conta oficial do TikTok que trará todo dia material exclusivo envolvendo artistas e criadores. Dentro do aplicativo também há um hub dedicado ao evento, com conteúdo de diversas naturezas.

As pessoas também poderão encontrar mais conteúdo sobre o evento ao procurarem pelo Ponto de Interesse The Town 2023 no aplicativo. Temos também duas grandes hashtags que agrupam o conteúdo relacionado ao evento, a #FestivalNoTikTok e #TheTown2023, que já acumulam bilhões de visualizações, o que reforça o sucesso do tema entre a comunidade.

Além disso, a cantora Ludmilla é a voz oficial do The Town 2023 no TikTok. Todos os brasileiros podem criar conteúdo usando efeitos com a voz da cantora, que foi disponibilizada para as funções Efeito de Voz e Texto Falado para uso em vídeos sobre música, rotina, looks, e o que mais os usuários desejarem.

@tiktokbrasil Só da tu, @BebeRexha Depois de brilhar no Palco Skyline, Bebe bateu um papo com a gente no backstage #TheTown2023 #FestivalNoTikTok ♬ original sound – TikTok Brasil

POPline.Biz – Qual a importância do TikTok em estar envolvido em festivais, como o The Town? Ainda haverá outras participações em eventos neste ano?

A música é um dos principais pilares de conteúdo do TikTok e queremos representar nossa comunidade criativa dentro do festival. Somos o lugar onde os fãs de música ouvem, descobrem, assistem a shows e dividem as novidades com os amigos.

Cada vez mais as músicas abraçadas pela nossa enorme comunidade de criadores se tornam hits no país e músicas antigas vêm à tona novamente e são celebradas por aqueles que têm uma conexão emocional com elas e que vivenciaram o seu sucesso na época. A nossa presença nos principais festivais de música é reflexo de como estamos revolucionando a indústria musical, ditando tendências, promovendo descobertas e redescobertas de artistas e influenciando os line-ups dos grandes festivais. Neste contexto, não poderíamos deixar de estar na primeira edição do The Town, proporcionando experiências únicas.

@tiktokbrasil Helena trocou as ruas do Leblon para curtir o #TheTown2023 ♬ som original – TikTok Brasil

POPline.Biz – Para o Rock in Rio, vocês passaram cerca de 2 anos planejando, com o The Town, como foi o processo para a criação das estratégias que serão adotadas no evento? Como será o espaço?

No The Town 2023, o TikTok terá um lounge pensado para a comunidade de criadores que contará com uma programação especial para os convidados do local, interação com marcas, ativações e mais. Nele, os criadores vão poder acompanhar com vista privilegiada os shows do palco Skyline. Veja mais abaixo:

  • O espaço conta com três andares em que criadores e convidados poderão descansar, assistir aos shows e ainda ter uma visão panorâmica do festival;
  • Proporcionando mais oportunidades para as marcas patrocinadoras do evento, McDonald’s, KitKat, Heineken, Johnnie Walker e Porto Seguro firmaram parcerias com o TikTok e estarão presentes em ativações no lounge, elevando a experiência da comunidade da plataforma ali presente;
  • Na fachada do lounge haverá um espaço para que todos os presentes no festival possam fazer uma foto ou vídeo como se estivessem dentro do feed “Para Você” do aplicativo. E é bom o público ficar atento, pois algumas surpresas podem acontecer ali;
  • As pessoas presentes no festival também poderão encontrar um mascote do TikTok andando pelo gramado e tirar fotos com ele.

Além disso, o TikTok terá um espaço no lounge dos camarins, onde artistas que se apresentam no festival poderão gravar conteúdo. Esses vídeos e entrevistas exclusivos produzidos ali poderão ser assistidos no perfil do TikTok Brasil, mostrando ao público um pouco do que rola nos bastidores de um grande festival.

@tiktokbrasil Platform Shoes, mais um produto revolucionário do mundinho TikTok #TheTown2023 ♬ som original – TikTok Brasil