in

Termômetro de Verão: Michael Jackson – Billie Jean

mjbj

Qual é a definição de um single pop perfeito? A resposta para esta pergunta pode ser mais complexa do que podemos imaginar. Quando foi composta por Michael Jackson, “Billie Jean” acabou sendo reprovada por Quincy Jones, responsável pelo disco “Thriller. O produtor dizia que a introdução do single era ridícula, que os baixos eram mal colocados e que o nome não era adequado. Nada disso impediu Jackson de colocar o trabalho no álbum e de lançá-lo como single.

Sorte dele e nossa. “Billie Jean” é, até hoje, um dos hits mais marcantes da carreira do astro e da história da música pop mundial. A letra da canção é, até hoje, controversa. Alguns dizem se tratar de uma fã que alegou ser o cantor o pai de seus gêmeos. Michael preferia dizer que a canção era direcionada de forma genérica às groupies que sempre assediavam seus irmãos na época do Jacksons 5.

Seja lá qual for a verdade, fato é que Michael Jackson tem uma interpretação vocal impecável do primeiro ao último acorde do single. Seus soluços, suas alterações de tom e as variações de notas são tão bem executadas que é quase impossível acreditar que tudo foi gravado em apenas uma tomada.

“Billie Jean” é parte integrante de uma completa redefinição do que hoje é conhecido como marketing pop. Na época, Michael teve a brilhante ideia de inserir elementos cinematográficos em seus videoclipes, o que fez com que “Billie Jean” fosse um dos vídeos mais marcantes da história da música. A revolução seria efetivada posteriormente com “Thriller”. O “Moonwalk” também foi o responsável pela popularização da canção. O passinho de dança inventado por Jackson e seus produtores foi executado pela primeira vez ao som do hit.

A musicalidade de “Billie Jean” também pode ser mencionada como uma das maiores influências da música pop global nos anos seguintes e, até hoje, é um dos singles mais mencionados nas listas de canções mais importantes do cenário musical de todos os tempos.

Vida pessoa à parte, Michael Jackson pode não ter encerrado sua carreira musical de forma gloriosa. Entretanto, sua história e seu legado, como é o caso de “Billie Jean”, são provas cabais de que o cenário fonográfico jamais seria a mesma sem a passagem do astro que revolucionou a música pop em todos os sentidos e maneiras possíveis para tal. Isso é, de maneira incontestável, a definição de um single pop perfeito.


Michael Jackson: redefinição conceitual da pop music.

Escrito por Redação POPLine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Taylor Swift, Snoop Lion e Nas estão no primeiro vídeo promocional do Grammy 2013

“The Born This Way Ball”: Lady Gaga começa a etapa norte-americana da turnê; veja fotos