in

Confira as principais tendências do YouTube em 2022

A  plataforma listou os vídeos mais populares em diferentes categorias, que dão um panorama do que aconteceu nos últimos 12 meses

Foto: Divulgação

O YouTube revelou que no Brasil, uma pessoa gasta, em média, mais de 20 minutos diários assistindo a plataforma em uma tela de TV, isso sem contar os outros dispositivos. 

O ano de 2022 teve eleição, mundial de futebol, hit atrás de hit e recordes sendo quebrados no YouTube pelos brasileiros. Para contemplar tudo que aconteceu, a plataforma listou os vídeos mais populares em diferentes categorias, que dão um panorama do que aconteceu nos últimos 12 meses.

Como o YouTube ultrapassou 80 mi de assinantes Premium e Music?
Foto: Unspash/Christian Wiediger

Leia Mais:

Política, futebol e muito humor

O vídeo mais visto na plataforma em 2022 foi o debate presidencial entre os então candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, somando 14 milhões de visualizações. A transmissão, pioneira, veio acompanhada de dados de interesse de busca e análises diretamente geradas a partir do Google Trends em tempo real.

E no ano da estreia da exibição do Campeonato Paulista de futebol no YouTube, o jogo do Corinthians contra o Palmeiras apareceu em segundo colocado entre os vídeos mais vistos, com 13 milhões de views.

O sucesso do Paulistão no YouTube fez tabelinha com outra tendência: a dos canais que discutem, acompanham e fazem piada a partir do esporte mais consumido no país. Um dos vídeos do canal Fut Paródias esteve entre os mais vistos no ano, com quase 10 milhões de visualizações. Um conteúdo, inclusive, que homenageia outro criador que fala com humor sobre futebol, o Luva de Pedreiro.

A hora é a vez dos Shorts

No seu segundo ano de vida, os Shorts ganham cada vez mais adeptos no YouTube. O conteúdo no formato mais visto do ano soma 42 milhões de views e mostra uma dentista fazendo uma paródia com a música ‘Brincadeira de Criança’, do Molejo, para mostrar os pacientes escolhendo a cor da borrachinha do aparelho de dente.

Entre os outros vídeos curtos mais assistidos também estão os da dupla de irmãos Jooj Natu e Oli Natu, que arrebatam milhões com roteiros engraçados sobre a sua rotina. Eles são responsáveis por hits como Quando seu irmão pega a visão’, que soma 40 milhões de visualizações, e ‘Quando você vai apanhar’, que tem 34 milhões de views. 

Neste ano, Jooj Natu lançou uma versão em inglês do seu canal, que apareceu na lista deTop Breakout Creators’ — os maiores criadores revelação — de quatro países: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. 

Ritmos do Brasil: piseiro, sertanejo e funk

O YouTube revelou que em  2022 foi o ano do piseiro. Com 262 milhões de views, o clipe ‘Malvada’, do Zé Felipe, foi o vídeo musical mais ouvido e assistido no ano.

Em segundo lugar aparece o clipe ao vivo de Termina comigo antes’, do cantor sertanejo Gusttavo Lima, com 229 milhões de views. 

Com 136 milhões de visualizações, ‘sentaDONA’, funk remix de Luísa Sonza, Davi Kneip, Mc Frog e DJ Gabriel do Borel, também faz parte do top 10 vídeos musicais do ano.

Criadores de milhões

O YouTube aponta que dois mil canais com mais de um milhão de inscritos e 20 mil  com mais de 100 mil no Brasil.  Entre os nomes que se destacaram entre os top creators está Enaldinho, que soma mais de 24 milhões de inscritos e conversa principalmente com o público infantil.

Outro criador que, segundo o YouTube, está em destaque é Lucan Pevidor, com mais de quatro milhões de inscritos no seu canal. Semanalmente, ele posta vídeos testando experimentos de forma divertida e usa principalmente o Shorts para falar com seus seguidores.

Além disso, a plataforma aponta que humor é uma tendência no futebol, mas existe para além dele. Victor Magalhães, que se autodenomina um artista cômico, tem mais de três milhões de inscritos em seu canal. E a criadora HERO Manteiga mostra que as meninas estão no controle quando o assunto é games, somando mais de três milhões de inscritos no seu canal.

Pod tudo

Os videocasts foi um formato que conquistou a audiência e  se tornou uma tendência neste ano, com conteúdos longos. 

A entrevista de Jair Bolsonaro para o Inteligência Ltda, por exemplo, que ocupa o primeiro lugar da lista com 17 milhões de visualizações, teve quase três horas de duração. Já a de Luiz Inácio Lula da Silva no Flow Podcast contabiliza 9,5 milhões de views e quase duas horas de papo.

De acordo com o YouTube, os videocasts tratam de assuntos diversos, e entrevistas com personalidades e artistas também fazem sucesso, como a presença de Mano Brown no Podpah, que até o momento já foi vista mais de 10 milhões de vezes.