2021 terminou e as mudanças, transformações e a evolução global não pararam. As tendências sociais, culturais e econômicas estão em constante movimento e, obviamente, que com o mundo da comunicação, em relação às agências e às marcas, não é diferente.
O Portal Comunique-se convidou Martina Dapena Garay, líder regional do Cone Sul na another, agência regional independente de comunicação, que compartilha algumas das principais tendências que irão traçar o rumo da área de comunicação no próximo ano. Confira as 7 dicas:
1. Otimização da comunicação interna
É irônico que nas agências de comunicação a interação entre equipes, clientes, mídia e fornecedores seja uma área de oportunidade. Em tempos de digitalização, será essencial facilitar o relacionamento entre todos, gerando confiança e fluidez, compreendendo a importância do bem-estar emocional para um melhor desempenho e dando um tom coerente nas mensagens que são emitidas em situações complicadas, tanto interna quanto externamente.
2. Transmissões ao vivo
Em 2021, o uso de plataformas de streaming e as lives nas mídias sociais dispararam. Em 2022, essa tendência aumentará, integrando eventos digitais, podcasting e até mesmo media training. A chave aqui será conseguir maior interação com o público e um treinamento especial para os porta-vozes da marca.
3. Mais conteúdo com audiovisuais curtos
O vídeo curto será um formato predominante em 2022. O imediatismo que vivemos hoje e o impacto das redes sociais serão fatores decisivos para que os formatos de áudio e vídeo sejam estelares. E plataformas como o TikTok ou o Instagram terão ainda mais força, pois se baseiam neste formato, o que permite aos usuários economizar tempo e se comunicar melhor e mais eficientemente.
4. Os meios de comunicação tradicionais ressurgem
Jornais, TV e rádio continuam sendo símbolos de prestígio e posicionamento, portanto, não devem ser esquecidos na estratégia de comunicação para 2022. As mídias convencionais permitem que as marcas se posicionem como especialistas em sua área e ganhem visibilidade. Em tempos de incerteza, as pessoas tendem a recorrer ao tradicional, razão pela qual o uso desses meios de comunicação será uma tendência no novo ano.
5. Comunicação genuína, orientada por valores
A pandemia trouxe à tona um lado mais humano em muitas marcas, situação que hoje é crucial para se gerar confiança e identificação com os consumidores. Para 2022 será ainda mais importante comunicar valores fortes, autênticos e honestos.
As marcas que conseguem se comunicar de forma consistente e crível terão mais capacidade de atingir um público que valoriza a honestidade acima de tudo. Marcas que são social e naturalmente conscientes (em relação à mudança climática, igualdade e inclusão) e que são consistentes em suas mensagens vão gerar um impacto social real e terão a confiança do público.
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6. Aumento da participação dos influenciadores
O isolamento social em tempos de pandemia tem feito as pessoas se conhecerem melhor por meio das redes sociais. Isto se mantém como tendência em 2022, com os novos influenciadores. Cada vez mais, as marcas contarão com eles em suas estratégias de comunicação, combinadas com sua própria comunicação, a fim de alcançar novos públicos.
7. Conteúdo mais personalizado
Uma das tendências para o próximo ano será a personalização do conteúdo com base no comportamento do consumidor. Com ele, a ideia é melhorar a experiência do usuário e gerar conversões. Será fundamental conhecer bem o público-alvo para poder oferecer o conteúdo personalizado que o fará se sentir único. O Inbound Marketing continuará sendo uma estratégia importante.