in , , , , ,

Taylor, SZA, Miley e Lana são favoritas a “Álbum do Ano” no Grammy 2024, prevê site

Discos lançados até o próximo dia 15 de setembro serão considerados pela Academia em sua 66ª edição

Fotos: Amy Sussman; Dimitrios Kambouris; Arturo Holmes; Kevin Winter/Getty Images (uso autorizado POPline)

“Girls, we run this mutha!” – Mulheres no topo, é assim que anda a previsão do site norte-americano GoldDerby no que se refere às favoritas ao prêmio de “Álbum do Ano” no Grammy Awards 2024… Recentemente, a lista de possíveis indicados a 66ª edição da honraria foi atualizada e revela um páreo duro entre quatro mulheres que têm feito barulho na indústria musical com seus mais recentes discos: Taylor Swift, SZA, Miley Cyrus e Lana Del Rey (nessa ordem). Será que o gramofone de ouro será mesmo entregue a uma delas?!

Foto: Recording Academy

LEIA MAIS:

Quem encabeça a lista de previsões é Taylor Swift, que pode pleitear o prêmio com o apoteótico “Midnights” (2022), seu décimo álbum de estúdio. O projeto, que segue sendo trabalhado pela cantora e ecoado pelo mundo com a exitosa “The Eras Tour”, conferir à Taylor diversos feitos e recordes. Logo após seu lançamento, em 21 de outubro, a artista ocupou todo o top 10 da Billboard Hot 100 durante uma semana, além de ter visto todos os seus álbuns chartearem ao mesmo tempo na Billboard 200.

É indiscutível que a voz de “Lavender Haze” é uma das queridinhas da Academia. De um total de 46 indicações ao longo de sua carreira, ela já arrematou 12 gramofones. Ela é, inclusive, a única artista feminina solo a levar pra casa o troféu de “Álbum do Ano” três vezes – pelo “Fearless” (2008), na edição de 2009; pelo “1989” (2014), na honraria de 2016; e pelo “folklore” (2020), na edição de 2021.

Na sequência, quem vem logo atrás de Taylor é SZA, que poderia entrar na corrida ao prêmio com o aclamado “SOS” (2022), entregue ao público em 9 de dezembro. O disco, que é encabeçado pelo smash hit “Kill Bill”, quebrou vários recordes e elevou a carreira da artista a um outro patamar. Entre os feitos, ela passou várias semanas consecutivas no topo da Billboard 200, e com “Kill Bill”, em um remix com Doja Cat, garantiu seu tão sonhado primeiro #1 na Billboard Hot 100.

Junto à rapper, inclusive, ela levou o prêmio de “Melhor Performance de Pop por Duo ou Grupo” no Grammy 2022 pelo single “Kiss Me More”.

LEIA MAIS:

Na terceira posição do pódio montado pelo GoldDerby está Miley Cyrus com o álbum “Endless Summer Vacation” (2023), que chegou às plataformas em 10 de março. Apesar de uma divulgação ‘tímida’ se comparado aos projetos anteriores, o compilado trouxe à Miley um dos maiores senão o maior hit de sua carreira, “Flowers”.

Música a atingir mais rápido o montante de 1 bilhão de streams no Spotify, o lead single do projeto segue provando estabilidade nos charts e paradas meio ano após sua chegada.

Com o memorável “Bangerz” (2013), a artista concorreu ao gramofone de “Melhor Álbum Vocal de Pop” na edição de 2015, mas acabou perdendo o troféu para Sam Smith.

A posição seguinte é ocupada por Lana Del Rey, que em março presenteou seus fãs com o disco “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” (2023). A artista, que se apresentou no Brasil há pouco no MITA Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo, obteve êxito em faixas como “A&W”, além da faixa-título.

Apesar de já ter recebido 6 indicações, Lana nunca fora premiada com o gramofone de ouro.

O Grammy Awards 2024 está previsto para acontecer em fevereiro, direto de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.