O South by Southwest (SXSW), considerado o maior evento de economia criativa do mundo, realizado em Austin (EUA), focado em temas como cinema, música, tecnologia e inovação, aconteceu presencialmente de 11 a 20 de março. Claro que o POPline.Biz é Mundo da Música estava de olho em todas as tendências para o mercado musical que estavam rolando por lá! Priscila Metzker, fundadora e sócia diretora da Feat Music – estúdio de conteúdo para as marcas especializado em projetos no universo da música, assumiu o papel de correspondente de portal e trouxe tudo que foi destaque no megaevento.
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Para ela, as apostas para o mercado brasileiro em relação às inovações apresentadas são: vídeos curtos, TikTok, experiências híbridas, liveshow, game, NFT e formatos criativos no streaming. Confira abaixo o bate-papo exclusivo do Biz com a Priscila Metzker.
Principais tendências para o mercado da música global
Depois de três anos sem acontecer presencialmente, por causa da pandemia, a edição 2022 do SXSW se transformou em uma reunião épica de criativos de todo o mundo, ansiosos para compartilhar novas ideias e avançar em soluções. Mas, quais as principais tendências para o mercado da música que puderam ser vistas durante a SXSW?
A Priscila Metzxker foi categórica em dizer quem, diante de tudo que viu, uma coisa ela pode confirmar: TikTok está apenas começando! “O Metaverso e o XR são reais. Modelos de negócio blockchain, royalties e conteúdos exclusivos no streaming mais que dobraram. Vinil se torna o formato físico mais vendido com mais de 50% no crescimento ano a ano em 2021″, destaca a executiva.
“Houve uma transformação no mercado nos últimos anos e vários painéis indicaram que é apenas um começo. A percepção que tive em Austin confirmou que o mercado do entretenimento e da música tiveram grande parcela de atenção. As oportunidades amplificaram e continuarão a evoluir nos próximos anos”, conta Priscila.
Além disso, ela revela que a disseminação do streaming e tecnologia fez com que houvessem investimentos milionários em catálogos de artistas consolidados – como aconteceu com a venda de clássicos como do David Bowie e do Bob Dylan à operação em NFT, que estimou-se em 2021 transações de US$ 17 bilhões – o que representa um aumento de 21.000% ano a ano em relação a 2020.
“Podemos achar que é um universo distante do mercado brasileiro porque a maioria das conferencias apresentaram dados do mercado americano, mas conseguimos observar uma grande oportunidade para os artistas no Brasil entre esses negócios vultosos. O Brasil é um dos países que mais usa redes sociais no mundo, o TikTok tomou grandes proporções no mercado impulsionando trends, danças e hoje é uma plataforma que mais influencia a indústria da música”, destaca Priscila.
Segundo ela, o Metaverso e o XR oferecem um vasto e inexplorado playground e fonte de receita para a indústria da música, “mas descobrir como acessar os fãs ainda é um trabalho em andamento”, revela. Além claro, do entendimento dos dados na jornada de consumo no entretenimento. “O que falaram é: temos que apostar, seja para engajar sua audiência, monetizar seus ativos e até mesmo para amplificar a conexão com os fãs”.
Priscila ainda destaca que, como balanço e aprendizados de 2021, os conteúdos exclusivos no streaming também permitiram novos formatos de conteúdo do artista com o fã seja para tratar de pautas defendidas pelos artistas à projetos de branded content diferenciados para as marcas.
Importância do mercado da música e marcas para o SXSW
Austin é chamada de capital da música ao vivo, é repleta de talentos promissores e experiência com o universo que vale conhecer, desde que lançou o festival, considerando um dos mais importantes da música, o evento se tornou cada vez maior. Combina-se arte, tecnologia, cinema e música concentrando importantes profissionais desses setores.
“Já para os artistas [o evento] é interessante pois todos os cantos da cidade estão repletos de jornalistas incluindo inúmeros agentes, gravadoras, editoras, bem como mais bem como profissionais de marketing. Além dos keynotes e as conferencias o SXSW que são ricas em conteúdo, há imperdíveis shows como do Bob Dylan e encontros com talentos de Hollywood, como Jared Leto“, comenta Priscila.
Por lá, muitas ativações de marca chamaram a atenção da executiva, como a da Amazon Prime Video com “Watch Out For The Big Grrrls”. “É a primeira produção da parceria com a Lizzo, com show de artistas incríveis e você conseguia entrar no universo da artista, na temática que ela abordará na série, uma experiência incrível”, destaca.
O SXSW 2022 foi repleto de amplas oportunidades para explorar, aprender, descobrir e sair inspirado. Inclusive, a organização do evento já anunciou a preparação para edição de 2023, previsto para os dias 10 a 19 de março de 2023, presencialmente em Austin, e online.