Pouco a pouco, mais informações sobre “Street Fighter 6” são reveladas e, como em todo novo jogo da franquia de games de luta da Capcom, novas mecânicas são introduzidas. E no próximo título, não seria diferente.
Leia mais:
- “Street Fighter 6” terá animações especiais para vitórias perfeitas
- “Street Fighter 6”: Novo modo aventura terá várias regiões
- “Street Fighter 6”: Capcom revela onde novo game se encaixa na cronologia da franquia
Algumas mecânicas já conhecidas dos jogadores em “Street Fighter V” tiveram mudanças e outras foram excluídas de vez, como é o caso do “Cross Up” e do “Crush Counter”, que agora se chama “Punish Counter”.
As novidades foram experienciadas durante a Japan Expo 2022, que aconteceu neste fim de semana em Paris, na França. Por lá, “Street Fighter 6” teve uma versão demo jogável e quem passou pelo evento pôde experimentar como está, até agora, o novo game da Capcom.
Confira as novidades em “Street Fighter 6”:
“Cross Up” não funciona no canto de tela
Muito usado para confundir o oponente, o “Cross Up” é uma mecânica que faz com que o ataque acerte as costas do adversário, ou seja, o jogador tem que pressionar para frente para defender o golpe (e não para trás, como é o costume).
Mas em “Street Fighter 6”, essa mecânica perdeu um grande uso: não funciona no canto de tela da fase.
Em vídeo publicado no Twitter, pode-se ver uma comparação de um mesmo ataque de Luke no canto de tela e como o “Cross Up” não funciona no novo jogo.
SF6: The Corner, No More Cross Ups!
– HUGE CHANGE for Street Fighter.
Shout outs to @MistahCrimson, @Louffy086, @TheStreetWriter, and the rest of the Stream Crew for the SF6 Exhibition gameplay.👍👍👍
#SF6 #StreetFighter6 pic.twitter.com/v9meAbPLv5— NurseLee (@NurseLee_) July 16, 2022
“Punish Counter”
Outra mecânica que foi repaginada foi o “Crush Counter”, que em “Street Fighter 6” chama-se “Punish Counter”. Mas a mudança aqui não é só no nome.
Enquanto em “Street Fighter V”, onde o “Crush Counter” foi introduzido, acertar um oponente com um soco ou chute forte em um momento de contra-ataque deixava o adversário atordoado, abrindo a possibilidade de receber combos.
Com o “Punish Counter”, ao que parece, o efeito de atordoamento só acontece se a barra de Drive do adversário estiver vazia.
SF6: Ryu’s Stand Heavy Kick!
– On a “Punish Counter,” it completely crumples them.
– It also whiffs on Crouchers.#SF6 #StreetFighter6 pic.twitter.com/yvqJPkVRgw— NurseLee (@NurseLee_) July 16, 2022
“Juggles”, o “Punish Counter” aéreo
Em “Street Fighter 6” teremos também o “Punish Counter” aéreo, chamado de “Juggles”. A mecânica é similar que a versão terrestre do contra-ataque.
No vídeo publicado, o “Punish Counter” aéreo aconteceu mesmo com o oponente sem estar com sua barra de Drive vazia. Para isso, o contra-atacante consegue o efeito de atordoamento quando o Counter é somado a um Drive Impact, como podemos ver no vídeo entre Luke e Ryu.
Com o atordoamento do “Juggles”, Luke continuou com um combo em Ryu, infligindo ainda mais dano. Sem o “Punish Counter” aéreo, o golpe apenas derrubaria Ryu, tirando-o da mira de Luke para receber mais golpes.
Juggleshttps://t.co/kMkSFGWG25 pic.twitter.com/0hIob1levh
— HiFight(ハイファイト) (@HiFightTH) July 16, 2022
“Street Fighter 6” será lançado em 2023 para PS4, PS5, Xbox Series e PC.