Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical

Artistas poderão saber como os fãs encontram a sua música no Spotify com o novo site ‘Made to Be Found’ e as estatísticas com o ‘Source of Streams’
Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical
Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical. Foto: Divulgação/Spotify

Diante de um universo cada vez maior de músicas disponíveis nas plataformas digitais, um dos grandes desafios dos artistas e suas equipes compreende saber de quais formas acontecem as descobertas musicas, passo decisivo para tornar um ouvinte em fã. Pensando nisso, o Spotify anunciou o lançamento do microsite “Made to Be Found” (“Feito para ser encontrado”, na tradução livre).

Leia Mais:

Em 2020 e 2021, mais de 150.000 artistas foram reproduzidos pela primeira vez. Além disso, de acordo com a plataforma, 33% de todas as descobertas de artistas no Spotify acontecem nas sessões personalizadas, ajudando a impulsionar futuros streams ativos de novos fãs. A plataforma de Daniel Ek ouviu dos artistas que eles queriam entender melhor os muitos caminhos para a descoberta no Spotify, para que pudessem continuar construindo suas bases de fãs.

O site “Made to Be Found” foi criado com o objetivo de ser um novo guia de sites para artistas explorarem como os fãs encontram – e se apaixonam – música no Spotify. O “Made to Be Found” detalha como a música vai da distribuição e do pitch de playlists aos três caminhos principais para alcançar os ouvintes: curadoria editorial do Spotify, recomendações algorítmicas personalizadas e streaming liderado por fãs, como adicionar músicas a playlists pessoais. Além disso, a plataforma recomenda ações que os artistas podem realizar nessa jornada para crescer e envolver seu público no Spotify.

A jornada de cada artista para ser encontrado no Spotify é única, então, junto com o site, a plataforma também lançou um novo recurso beta no Spotify for Artists que fornece uma visão detalhada da origem dos streams, chamado de “Source of Streams”.

Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical 2

Spotify lança site sobre bastidores da descoberta musical. Foto: Divulgação/Spotify

Trilhas para a descoberta

A descoberta musical acontece no Spotify através de três caminhos principais.

  • Feito por Editores (Streams Editoriais): A curadoria editorial no Spotify – em playlists como New Music Friday ou Lorem – continua a elevar e capacitar novas vozes. Mais de 150.000 artistas foram reproduzidos pela primeira vez em 2020 e 2021;
  • Feito para você (transmissões personalizadas): São utilizadas uma infinidade de sinais para conectar a música certa aos ouvidos certos no momento certo em recomendações algorítmicas personalizadas, como Discover Weekly, Radio & Autoplay, Mixes ou playlists editoriais personalizadas, como músicas para cantar no chuveiro.
  • Made by You (Active Streams): A maioria dos streams no Spotify vem de sessões “Made by You”. Esses fluxos ativos são gerados por ouvintes que procuram artistas e músicas que amam em playlists feitas por fãs ou de artistas, perfis de artistas e páginas de catálogo de álbuns ou singles. Os ouvintes mostram seu fandom seguindo um artista, curtindo uma música ou álbum, adicionando músicas a listas de reprodução pessoais que eles selecionam ou compartilhando faixas ou letras nas redes sociais.

Fonte de streams

O Spotify também lançou uma atualização na guia Engajamento no Spotify for Artists, onde os artistas podem ver o detalhamento chamado “Source of Streams” (“Fonte de Streams” na tradução livre) para suas faixas. Os usuários podem ver o detalhamento diário de como cada fonte – seja uma fonte ativa como a fila de ouvintes ou uma fonte programada como playlists editoriais personalizadas – e como esses dados estão contribuindo no último mês em todo o seu catálogo.

Essas informações estão disponíveis ao lado de estatísticas de engajamento, como streams por ouvinte, salvamentos e adições de playlists.

"Source of Streams" do Spotify

“Source of Streams” do Spotify. Foto: Divulgação/Spotify

Assuma o controle da estratégia

De acordo com o Spotify, a plataforma está investindo em ferramentas poderosas para ajudar artistas a serem encontrados e construir bases de fãs no Spotify. No site, há algumas maneiras de controlar seu crescimento no Spotify – como aperfeiçoar seu perfil de artista, lançar para editores de playlists, compartilhar sua música por meio de nossas integrações sociais, criar Promo Cards, enviar Canvas para suas faixas ou criar campanhas “Marquee”.

Além desse site, o Spotify lançou outros recursos como o Loud & Clear, que explica como os royalties são calculados e pagos; ou Fan Study, um recurso para aprender os principais insights dos fãs por meio de histórias de dados do Spotify. Por fim, a plataforma Spotify for Artists reúne essas frentes para que os artistas e suas equipes coloquem os aprendizados de dados dos streams em prática e se aproximem cada vez mais dos seus fãs.

Destaques

#Geek

Millie Bobby Brown negocia mais um trabalho com a gigante do streaming Netflix, para depois de "Stranger Things" e "The Electric State".

#Noticias

O Coachella 2025 está marcado para os finais de semana dos dias 11 a 13 e 18 a 20 de abril e, aparentemente, os...

#Geek

Chad Michael Murray faz ensaio sensual engraçadinho para divulgar o filme "No Ritmo de Natal" da Netflix. Confira!