A chegada do Spotify na Coreia do Sul, o sexto maior mercado de música do planeta, não foi algo simples, especialmente para os fãs de K-Pop, principal gênero musical do país e importante produto de exportação cultural por lá. Mas não se preocupem, a plataforma de streaming e a distribuidora Kakao Entertainment (antiga KakaoM), entraram em um acordo e músicas de K-Pop retornarão ao Spotify.
Pra quem não sabe o que aconteceu, explicamos: A Coreia do Sul já possui vários serviços de streaming populares, incluindo um da própria Kakao, e a chegada do Spotify aumentou ainda mais essa concorrência e por isso, a distribuidora sul-coreana resolveu retirar o catálogo de seus artistas da maior plataforma de streaming do mundo e, claro, deixou fãs de K-Pop assinantes do Spotify na mão.
Nomes como MAMAMOO, LOONA, Seventeen e (G)I-DLE tiveram todas as suas músicas retiradas do Spotify em todo o planeta, mas um acordo já foi feito entre as duas empresas e essas faixas retornarão ao serviço em breve.
O acordo entre Spotify e Kakao
Segundo o site Variety, o acordo entre o Spotify e a Kakao não foi lá muito diferente do originalmente proposto pelo serviço de streaming, mas dessa vez foi aceito e as músicas retornarão à plataforma, como confirmou um porta-voz do Spotify.
“Nós estamos felizes que o conteúdo e artistas da Kakao Entertainment estão de volta ao Spotify, permitindo nossos mais de 345 milhões de ouvintes globais de 170 países curtirem novamente a música que eles amam.
A missão do Spotify sempre foi conectar artistas com seus fãs ao redor do mundo e dar aos ouvintes acesso à todas as músicas do mundo. Estamos felizes que nossos ouvintes sul-coreanos irão agora poder ouvir essas músicas locais ao lado de nossas mais de 70 milhões de faixas e mais de 4 bilhões de playlists. Nós nos mantemos comprometidos em fazer um impacto positivo no ecossistema de streaming da Coreia do Sul através de nossas parcerias com artistas, gravadoras e donos de direitos autorais locais.”