O Spotify divulgou o seu relatório Q3 de 2021, que compreende os meses de julho a setembro, apontando o crescimento de 19% (ano a ano) atingindo 172 milhões de assinantes e também um aumento de 19% (ano a ano) nos usuários ativos mensais (MAUs) chegando a 381 milhões. Durante o trimestre, o Spotify gerou um fluxo de caixa livre positivo de € 99 milhões (cerca de R$ 747 milhões).
> Spotify cresce 20% e obtém 165 milhões de assinantes
“O negócio teve um ótimo desempenho no trimestre. Quase todas as nossas principais métricas terminaram melhor do que o esperado, incluindo MAUs, receita, margem bruta e receita operacional”, aponta o Spotify no comunicado.
A plataforma obteve um crescimento anual de dois dígitos em todas as regiões com força particular no Resto do Mundo, onde o desempenho foi auxiliado pela retomada do atividade de marketing na Índia, juntamente com o crescimento acima do planejado nas Filipinas e na Indonésia. O Spotify também obteve um impulso melhorado em 86 mercados lançados no início deste ano, com desempenho superior liderado pela Coreia do Sul, Bangladesh e Paquistão.
Leia Mais:
- Com “Por Supuesto”, Marina Sena chega ao Top 5 do Spotify Brasil
- Com “A QUEDA”, Gloria Groove se torna drag queen mais ouvida no Spotify
- Spotify vende mais da metade da sua participação na DistroKid
- Top Brasil do Spotify se torna a maior playlist do país
- Spotify, Google, Amazon propõem pagar menos aos compositores
Crescimento no número de usuários premium
O Spotify dedica o crescimento dos assinantes a uma promoção que ajudou a sazonalidade típica do negócio e também ajudou a compensar o difícil comparação do lançamento bem-sucedido da Rússia e territórios vizinhos no terceiro trimestre do ano passado.
Neste trimestre, a plataforma adicionou várias parcerias promocionais importantes, incluindo:
- HMD Global (pré-carregamentos em smartphones e tablets da marca Nokia selecionados em todos os 178 mercados);
- LG U + (oferecendo testes de 3 ou 6 meses na Coreia do Sul com uma das maiores empresas de telecomunicações do país);
- OnePlus (Pré-carregamentos do Spotify em dispositivos móveis OnePlus na Índia com testes de 3 ou 6 meses e uma oferta limitada de testes de 12 meses para membros do OnePlus Red Cable Club);
- PayMaya (suporte pré-pago soluções de pagamento para assinaturas diárias, semanais e mensais do Spotify e oferecendo testes de 7 dias nas Filipinas);
- Tinkoff (oferecendo testes de 3 meses com o maior banco totalmente digital da Rússia).
Além disso, o Spotify também renovou a parceria com a Spark, uma das maiores empresas de telecomunicações e digital da Nova Zelândia empresa de serviços, oferecendo oportunidades de pacotes e revendedores. A plataforma afirma que a taxa média de desligamento de assinantes também caiu em uma comparação anual.
A receita de € 2.501 milhões cresceu 27% A / A no terceiro trimestre (ou 26% A / A em uma base de moeda constante) e estava no topo da faixa de orientação do Spotify devido à força significativa da publicidade. Já a receita proveniente das assinaturas cresceu 22% A / A para € 2.178 milhões (ou 21% A / A em moeda constante) enquanto que a receita a partir do suporte por anúncios foi particularmente forte, crescendo 75% A / A para € 323 milhões (ou 75% Y / Y constante moeda).
No Premium, a receita média por usuário (“ARPU”) de € 4,34 no terceiro trimestre aumentou 4% A / A (ou 3% Moeda constante A / A vs. A / A uniforme no 2º trimestre).
Conteúdos e Experiências do Spotify no Trimestre
Durante o trimestre, o Spotify continuou a apoiar a personalização das suas experiências de usuário para ajudar impulsionar o consumo, retenção, conversão e LTV (ciclo de vida do cliente) aprimoradas. Os principais lançamentos de produtos incluídos: Mix (a capacidade de dois usuários mesclar suas músicas em uma lista de reprodução compartilhada), Enhance (a capacidade de Usuários premium para adicionar recomendações personalizadas às suas listas de reprodução), Episódios para Você (recomendações de podcast) e O que há de novo (um feed que reúne todos os novos lançamentos dos artistas e programas que os usuários seguem).
No final de agosto, o Spotify abriu as assinaturas de podcast pagas para todos os criadores dos EUA com a intenção de expandir internacionalmente para mais criadores e usuários. Além disso, anunciou o lançamento de perguntas e respostas e enquetes para os criadores do Anchor, o que permite que os ouvintes respondam a perguntas curtas apresentado pelos criadores do programa de podcast. Também expandiu o lançamento do formato Music + Talk para 15 novos mercados, trazendo este formato para 21 mercados em todo o mundo. Confira o relatório completo acessando aqui.