Durante o terceiro trimestre de 2023, o Spotify aumentou sua base de assinantes para 226 milhões.
Os assinantes premium aumentaram seis milhões em relação ao trimestre anterior, o que representa um crescimento de 3% em relação ao mesmo período em 2022. Isso se compara a um aumento trimestral de 10 milhões (5%) no segundo trimestre. Neste ponto, os assinantes chegaram a 16% ano a ano.
Leia Mais:
- Spotify aumenta as taxas de assinatura e mostra o desempenho no 2º trimestre
- Spotify: Confira como tornar as suas recomendações personalizadas ainda melhores
- Spotify: Pesquisas sobre BBB23 crescem 733% na plataforma
Durante o terceiro trimestre, houve desempenho superior em relação à orientação em todos os mercados, liderados pela América do Norte e pela América Latina.
O Spotify ficará encorajado pela aparente falta de rotatividade de assinantes após aumentos de preços. A gigante do streaming observou que houve “entrada bruta melhor do que o esperado em mercados que viram aumentos de preços”.
O total de usuários ativos mensais aumentou 26% (118 milhões) ano a ano, para 574 milhões. Já o aumento trimestral de 4% representa mais 23 milhões de assinantes adicionados durante os três meses, antes da orientação do Spotify.
Com 361 milhões de utilizadores, o serviço suportado por anúncios está crescendo a um ritmo mais rápido do que o premium: um aumento de 32% em termos anuais e de 5% em termos trimestrais.
A receita total aumentou 17% em relação ao ano anterior, em uma base de moeda constante, para 3,4 mil milhões de euros. O lucro operacional foi de 32 milhões de euros em comparação com as perdas operacionais nos trimestres anteriores deste ano.
Os desenvolvimentos no trimestre incluíram a expansão do ‘AI DJ’ para mais 50 mercados e a adição de uma biblioteca de 150 mil audiolivros para assinantes premium.
Segundo o Music Week, na carta aos acionistas, o Spotify descreveu os resultados trimestrais como “fortes”: “No geral, estamos satisfeitos com nosso desempenho no terceiro trimestre e vemos o negócio bem posicionado para impulsionar o progresso contínuo no sentido de cumprir nossas metas do Dia do Investidor.”
Para o quarto trimestre, a perspectiva é que o Spotify adicione mais 27 milhões de usuários ativos mensais, atingindo 601 milhões. A empresa espera adicionar nove milhões de novos assinantes para atingir 235 milhões. Ainda segundo o Music Week, a receita total deverá atingir 3,7 mil milhões de euros no quarto trimestre.