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Spotify anuncia assinatura de podcast e renda aos criadores

Foto: Tomasi/Pixabay

O Spotify quer ser o distribuidor “Número 1” da indústria de podcasts e parece estar disposto a abrir mão de algumas receitas, indo de encontro ao último anúncio feito pela Apple que prevê assinaturas de podcast em sua versão Premium.

De acordo com a Variety, na próxima semana, o Spotify lançará sua opção de assinatura de podcast para parceiros. Mas a empresa permitirá que os criadores de conteúdo fiquem com 100% das taxas de assinatura: o Spotify não terá uma parte da receita de assinatura de podcast. Por outro lado, a Apple manterá até 30% das taxas de assinatura de podcast de seu programa, que será lançado no próximo mês.

Atualmente, o Spotify não permite que os clientes paguem por assinaturas por meio de compras no aplicativo da Apple – e o Spotify tem sido um crítico veemente das políticas da App Store da Apple, que incluiu apresentar uma queixa formal à União Europeia alegando comportamento anticompetitivo. Da mesma forma, você não poderá comprar assinaturas de podcast do Spotify através da Apple.

Ainda segundo a publicação, o Spotify disse que vai testar assinaturas pagas para podcasters para permitir que eles ofereçam conteúdo exclusivo aos assinantes. Eles anunciaram oficialmente isso durante o evento “Stream On” de fevereiro, mas ainda não forneceu detalhes sobre como isso funcionará.

Enquanto isso, em conjunto com o lançamento da assinatura de podcast do Spotify, o Facebook planeja lançar uma versão integrada do reprodutor de áudio do Spotify – um projeto chamado “Project Boombox” – começando na próxima semana para fornecer acesso a músicas e podcasts diretamente no aplicativo do Facebook. Isso é parte de um abraço mais amplo de recursos sociais de áudio e mensagens de áudio que o Facebook anunciou na segunda-feira.

Pagamento

Com as assinaturas de podcasts da Apple, como é o caso nas políticas existentes da App Store, a gigante da tecnologia manterá 30% das taxas de assinatura de podcast no primeiro ano e 15% nos anos subsequentes. Além disso, os criadores devem pagar US $ 19,99 por ano para obter acesso ao Programa Apple Podcasters, que inclui ferramentas necessárias para oferecer assinaturas premium em Podcasts da Apple. O preço é definido pelos criadores (e cobrado mensalmente por padrão).

Foto: Divulgação

Os podcasters também podem selecionar quais vantagens estão incluídas em cada plano – por exemplo, audição sem anúncios, conteúdo bônus exclusivo e acesso antecipado ou exclusivo a novas séries.

Mas, afinal, por que o Spotify vai permitir que os podcasters fiquem com todas os valores das assinaturas premium na plataforma? Especula-se que o Spotify deseja torná-lo o mais atraente possível para os criadores e fazer o Spotify sua plataforma preferida – e dissuadi-los de participar de assinaturas de podcasts da Apple.

A aposta do Spotify é que o movimento manterá seu volante de podcast girando, atraindo mais ouvintes totais – que ele monetiza por meio de anúncios e planos pagos Spotify Premium. Também ao contrário da Apple, o Spotify está gastando muito dinheiro em uma programação de podcast exclusiva, que vai de Joe Rogan a Prince Harry e Meghan Markle.

Em tempo…

Em seu mais recente podcast da série “A Product Story”, o diretor de P&D, Gustav Söderström fala sobre a busca do Spotify por seu “primeiro segundo produto” com Daniel Ek, CEO da plataforma.

Segundo ele, por um momento, esse produto poderia ter sido a TV. Mas graças aos experimentos internos durante a Hack Week, bem como à constatação de que os ouvintes na Alemanha estavam usando a plataforma para reproduzir audiolivros (carregados como faixas de música), a equipe percebeu que havia uma oportunidade melhor: conteúdo falado.

“Foram tantos os sinais que apontaram que essa era a coisa certa. E então, em última análise, se pudéssemos fazer isso e se pudéssemos mesclar podcasts com música e basicamente entrar em áudio, estaríamos estrategicamente em um lugar muito melhor… Ficou claro que não havia ninguém globalmente perseguindo essa oportunidade, e essa oportunidade é enorme”, compartilha Daniel.

Então, começou a mudança do Spotify para uma estratégia que prioriza o áudio em 2019. “Sentimos que uma das grandes coisas que poderíamos fazer era acelerar o crescimento do podcast”, compartilha Sten Garmark, chefe de experiência do consumidor do Spotify, que é um convidado no episódio. “Este é um meio fantástico que cresceu muito, mas ainda não é um produto convencional – não era quando começamos e, indiscutivelmente, ainda não é.”

Dawn Ostroff , Diretor de Conteúdo, se junta a Gustav no podcast para falar sobre o desenvolvimento de conteúdo original para liderar o espaço de áudio e acelerar o crescimento do podcast no processo. “Todos gostaram do fato de podermos dar o nosso aval a uma indústria, de podermos liderar todo o meio”, explica Dawn.

“A indústria estava tão fragmentada, e [antes do Spotify], ninguém havia intervindo para realmente agregar o negócio, seja de uma postura criativa ou de negócios ou do ponto de vista publicitário”.

Confira o novo episódio:

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