Spotify amplia programa de assinatura de podcasts nos EUA através da sua plataforma Anchor. A partir de hoje, os podcasters nos Estados Unidos serão capazes de marcar episódios de seus podcasts como assinantes antes de publicá-los no Spotify e em outras plataformas.
> Spotify anuncia assinatura de podcast e renda aos criadores
O líder do streaming anunciou o programa no final de abril com um grupo de testes de 12 criadores que, desde então, cresceu para mais de 100 podcasts. Quando lançado, o Spotify possuía três níveis de preços que os criadores poderiam oferecer aos ouvintes, mas desde então foi expandido para 20 opções.
O plano do Spotify não mudou desde o lançamento da versão beta para permitir que os criadores mantenham todas as suas receitas de assinantes (menos as taxas de transações) até 2023, antes que uma taxa de 5% comece.
“Um dos lançamentos de produtos com o qual estamos mais animados este ano são, sem dúvida, as assinaturas de podcast. Ele representa uma virada de jogo para os criadores, que podem oferecer conteúdo pago em seus termos – e para os ouvintes, que podem apoiar seus podcasters favoritos enquanto acessam conteúdo bônus e / ou outras vantagens exclusivas”, diz o Anchor.
“Inicialmente, apresentamos as assinaturas de podcast em abril com uma lista de espera, para que os criadores pudessem começar a experimentá-lo, mas hoje, as assinaturas de podcast estão abertas a todos os criadores nos EUA!”, celebra a plataforma comprada pelo Spotify para podcasters.
Leia Mais:
- Spotify compra Podz, startup de descoberta de podcast
- Mano Brown recebe personalidades em podcast Original Spotify
- Spotify apresenta notícias diárias das periferias em novo podcast
- Pandemia acelera consumo de podcasts no Brasil, revela Globo
- Podcasts de entretenimento são os mais populares no Twitter
A expansão das assinaturas de podcast vem com uma variedade de atualizações, upgrades e novos recursos. Em primeiro lugar, os criadores têm a capacidade de enviar e-mails diretamente aos fãs, visualizando uma lista de assinantes que optaram por ouvi-los. Quer sejam notícias exclusivas, expressões de gratidão, conteúdo extra ou atualizações, esta é uma maneira para os criadores fortalecerem ainda mais sua comunidade de ouvintes, se sentirem mais conectados com os fãs e vice-versa.
Flexibilidade de preços
Termos amigáveis para o criador significam flexibilidade quando se trata de escolher o preço de sua assinatura. Pensando nisso, o Achor expandiu a gama de diferentes níveis de assinaturas mensais disponíveis – para 20 no total. Dessa forma, os criadores podem realmente pensar no valor de seu conteúdo exclusivo para assinantes conforme o vê e personalizar sua oferta para os ouvintes.
Experiência de criação (e descoberta) mais suave
Desde o lançamento das assinaturas de podcast há alguns meses, o Anchor revela ter visto os comentários de todos e tornou a experiência melhor para criadores e ouvintes. “Digamos que é mais fácil navegar desde o início, incluindo uma experiência de configuração mais simplificada para criadores e um fluxo de assinatura mais acionável para ouvintes em iOS e Android”, ressalta a plataforma.
“Se você é um criador nos EUA e ainda não experimentou as assinaturas de podcast, agora é a hora. E para criadores de fora dos EUA, acredite quando dizemos que não nos esquecemos de você. Esteja atento para outra expansão muito em breve“, antecipa o comunicado do Anchor.
Alguns criadores já iniciaram sua própria oferta de assinatura- incluindo episódios bônus de “The Consistency Project”; episódios mais longos e reprodução sem anúncios de “Deep Sleep Sounds”, além dos primeiros lançamentos de “Nashville Podcast”.