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SoundCloud pretende resolver o ‘problema de zero reproduções’ com o recurso ‘First Fans’

Alimentado por Inteligência Artificial, a nova ferramenta oferece sugestões de músicas para os assinantes, avalia uma faixa recém carregada e a recomenda para cerca de 100 usuários com preferências musicais similares

Foto: Divulgação

Com a chegada de ferramentas musicais de IA para o mercado, com a capacidade de criar milhões de músicas originais, o volume de músicas lançadas pode piorar muito nos próximos meses e anos, segundo o Music Business Worldwide. O SoundCloud decidiu resolver esse problema na sua plataforma com um teste de um novo recurso chamado de ‘First Fans’.

Com o ‘First Fans’, o algoritmo de reprodução automática do SoundCloud, que oferece sugestões de músicas para os assinantes, avalia uma faixa recém carregada e a recomenda para cerca de 100 usuários com preferências musicais similares.

Foto: Divulgação

No entanto, o SoundCloud enfatiza que isso não garante que cada nova música seja ouvida 100 vezes – o algoritmo pode sugerir uma faixa, mas não pode fazer o usuário tocá-la ou obrigá-lo a ouvi-la até o fim.

O Music Business Worldwide diz que a empresa está confiante de que a música será apresentada a ouvintes reais, e não a bots, porque as faixas serão exibidas aos usuários com base na atividade do usuário e no histórico de audição.

“Isso naturalmente desfavorece as contas de bot, que normalmente não têm esse tipo de dados disponíveis”, disse o SoundCloud em um comunicado.

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Para que isso aconteça, o MBW explica que o algoritmo de reprodução automática usará a tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Musiio, que o SoundCloud adquiriu no ano passado. Essa empresa diz que desenvolveu uma inteligência artificial que pode “ouvir” música em grande escala.

A cofundadora da Musiio, Hazel Savage, disse ao MBW, que a tecnologia “processa arquivos de áudio inteiros” para “treinar a IA para procurar padrões”.

O SoundCloud está atualmente testando o ‘First Fans’ com um grupo seleto de artistas na plataforma e, se for bem-sucedido, lançará a tecnologia de forma mais ampla, começando com artistas inscritos no Next Pro, o serviço premium para criadores.

“Com 120 mil faixas sendo lançadas em plataformas de música por dia, um curador levaria 330 anos para ouvir apenas um dia de carregamentos de música. Tantas músicas incríveis nunca tiveram a chance de serem ouvidas”, escreveu Tracy Chan, diretor de conteúdo do SoundCloud, em um post no blog.

Tracy Chan, diretor de conteúdo do SoundCloud. Foto: Divulgação

A combinação da  base de ouvintes do SoundCloud com a tecnologia da Musiio “nos ajuda a entender o que está acontecendo musicalmente em suas faixas usando a tecnologia e nos permite combinar sua música com ouvintes que achamos que vão gostar”, explicou Tracy Chan, diretora de conteúdo do SoundCloud.

Ao longo dos anos, o SoundCloud expandiu de seu papel original como uma plataforma de hospedagem e streaming de música para ser uma empresa de serviços artísticos, que oferece a seus assinantes premium ferramentas de rastreamento, relatórios de audição e até mesmo distribuição ilimitada para serviços.

A empresa lançou no ano passado um serviço para artistas independentes particularmente bem-sucedidos, dando a opção de “assinar” com o SoundCloud, com a empresa pagando adiantamentos e investindo no marketing do artista da mesma forma que uma gravadora tradicional faria.

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SoundCloud for Artists

Também no ano passado, a empresa lançou o ‘SoundCloud for Artists’, um serviço de marketing e distribuição para músicos que descreveu como uma “plataforma completa para artistas se conectarem com fãs e acelerarem suas carreiras”.

Foto: Divulgação

O SoundCloud estava entre os pioneiros dos modelos de pagamento ‘centrados no usuário’ para serviços de streaming de música. Sob seu sistema ‘Fan-Powered Royalties’, o dinheiro do pagamento mensal de cada assinante individual é distribuído apenas entre os artistas que eles ouviram.

Isso difere do modelo pro-rata usado pelo Spotify e outros, no qual a receita do assinante é agrupada e depois compartilhada com base na participação de mercado do artista em toda a plataforma.

O sistema significa que o SoundCloud tem os dados granulares para determinar exatamente quem são os maiores ouvintes de um artista e, com base nisso, no ano passado lançou uma ferramenta chamada ‘Fans’, que permite que os artistas se conectem diretamente com seus superfãs.

No ano passado, cerca de 135 mil artistas na plataforma SoundCloud estavam sendo pagos por meio de royalties alimentados por fãs. Até então, de acordo com MBW,  Warner Music Group e Merlin assinaram contrato com a FPR. No mês passado, a Bloomberg informou que o Universal Music Group está em negociações com o SoundCloud sobre a mudança na forma como os artistas são pagos pelos streams.

Em 2021, ainda de acordo com o MBW,  o SoundCloud tinha cerca de 130 milhões de usuários registrados e cerca de 30 milhões de criadores de música tinham uma conta na plataforma.

Foto: Unsplash