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Shorts criados por fãs aumentam a audiência de artistas em mais de 80%

O dado foi anunciado em um artigo escrito por Lyor Cohen, Diretor Global de Música do YouTube, no blog da plataforma

Foto: Divulgação/YouTube

Os Shorts criados por fãs aumentam a audiência média de espectadores de artistas em mais de 80%. O dado foi anunciado em um artigo escrito por Lyor Cohen, Diretor Global de Música do YouTube, no blog da plataforma.

O aumento da audiência significa que os fãs do Shorts estão quase dobrando o alcance total de um artista. Segundo Lyor Cohen, isso possibilita que os artistas possam “passar mais tempo fazendo boa música”.

Lyor Cohen, Global Head of Music no YouTube. Foto: Getty Images/ Terry Wyatt

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Ainda segundo Cohen, os fãs de Shorts não estão apenas aumentando o alcance total de um artista ao criar trilhas sonoras de seus hobbies, aventuras do dia a dia, eles também estão se tornando novos fãs ao se envolverem com Shorts criados por artistas. Em janeiro de 2023, os artistas ativos no Shorts viram, em média, mais de 50% dos novos inscritos no canal vindos diretamente das postagens na seção de vídeos curtos.

Embora o crescimento dos Shorts tenha gerado 50 bilhões de visualizações diárias em dezembro de 2022, Cohen diz no artigo que a seção é “um aperitivo de entrada”. Isso porque, de acordo o executivo, eles são o ponto de entrada, levando os fãs a descobrir a profundidade do catálogo de um artista, incluindo videoclipes, entrevistas, apresentações ao vivo, vídeos com letras, entre outros.

No artigo, Cohen analisa que Rema e Selena Gomez “ganharam muito” por aproveitar todos os formatos de vídeo disponíveis no YouTube. O executivo diz que depois de ultrapassarem 60 milhões de espectadores de seus videoclipes oficiais e Shorts, os fãs enviaram  vídeos curtos da canção ‘Calm Down’, levando a audiência a adicionar 350 milhões de espectadores em janeiro, um aumento de mais de 500%. 

De acordo com Cohen, Oliver Tree também está aproveitando todos os formatos de vídeo no YouTube, apoiando-se no sucesso viral de ‘Miss You’, enviando 20 Shorts e 4 vídeos longos vinculados a ele. Ainda segundo o executivo, os espectadores mensais de seu canal aumentaram de 6 milhões para 75 milhões em pouco mais de 4 meses. Portanto, seus fãs trouxeram mais 1,8 bilhão de visualizações em janeiro ao enviar vídeos curtos com essa faixa. 

O executivo anuncia que, a partir deste mês, as métricas de alcance total do ‘Analytics for Artists’ do YouTube incluem Shorts enviados por fãs além de conteúdo oficial enviado pelo artista e vídeos longos enviados por fãs. 

Cohen explica que essa nova métrica mostra quantas pessoas a música está alcançando em todos os formatos, tornando-a o instantâneo mais abrangente do tamanho do público de um artista no YouTube. 

Além disso, a plataforma criou uma nova seção de músicas no Analytics para ajudar os artistas a ver como os fãs estão ouvindo suas músicas ou criando com elas, em todos os formatos de vídeo.

O artigo é finalizado com o executivo afirmando que o objetivo do YouTube é se tornar o melhor lugar para todos os fãs de música.