Berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos, Salvador inaugurou em setembro de 2021 o equipamento cultural inédito no país, o museu “Cidade da Música da Bahia” e agora, anunciou que investirá R$ 90 milhões na ampliação do espaço a partir da expansão para dois prédios vizinhos, localizados no bairro do Comércio da capital baiana.
Leia Mais:
- ‘Cidade da Música da Bahia’: Salvador ganha equipamento cultural inédito
- Covid-19: Salvador Folia é cancelado em 2022
- 11 produtoras baianas se unem para promover Circuito Musical Verão em Salvador
- Carnaval: Salvador Produções anuncia 4 dias de festa com Bell, Léo Santana, Safadão e mais
- Camarote Salvador: maior camarote da folia baiana vira Festival com 6 dias de duração
De acordo com o jornal Correio, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, explicou que a ampliação já estava prevista no projeto original do museu e que a Prefeitura vai lançar a licitação para a contratação da empresa que fará o serviço até o final do primeiro semestre de 2022. A expectativa é começar as obras até junho deste ano.
“O projeto do Museu da Música tem duas fases. A primeira já foi inaugurada, a Cidade da Música. A segunda é o apoio à Cidade da Música. Teremos um anfiteatro. Ele será construído em um casarão que fica atrás do Museu e que já foi desapropriado pela prefeitura. O espaço terá também um café e será usado para a apresentação de artistas e de grupos, como os balés da cidade”, contou.
O terceiro casarão fica na esquina do museu e atualmente é usado como estacionamento. O espaço vai abrigar uma unidade de formação artística em música, teatro e dança, além de outros segmentos. “Será uma escola técnica de capacitação em diversas áreas, vinculada à música e à cultura da cidade do Salvador”, explicou Fábio Mota.
Com investimento de R$ 90 milhões, a licitação será conduzida pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) e a expectativa é de que as obras sejam concluídas e os espaços inaugurados até dezembro, de acordo com o jornal Correio.
O Museu da Cidade da Música foi inaugurado há três meses e já recebeu 30.036 visitantes, até dezembro, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Ele fica no bairro do Comércio, entre o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, dois importantes pontos turísticos da capital e rapidamente entrou no roteiro das agências de viagem e dos visitantes.
‘Cidade da Música da Bahia’: Salvador ganha equipamento cultural inédito
Situado em uma localização estratégica e de fácil acesso – próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, dois conhecidos cartões portais soteropolitanos -, o imóvel foi completamente recuperado pela Prefeitura e apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos.
Além disso, também será um centro cultural de produção de novas linguagens musicais, com aparelhamento técnico e estúdios para promover novos movimentos. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Cidade da Música da Bahia possui 1.914,76 m² de área construída e possui quatro pavimentos, cuja imersão dos visitantes é proporcionada através da mais moderna tecnologia utilizada atualmente.
Conheça os bastidores do museu “Cidade da Música da Bahia”, acessando aqui.