A startup estadunidense Runway e a empresa italiana Musixmatch firmam parceria para aplicação de inteligência artificial (IA) na produção de videoclipes de letras de músicas. O contrato foi anunciado pelo portal VentureBeat, por Carl Franzen, em 20 de março.
LEIA MAIS:
- Criadores do “ChatGPT” lançam inteligência artificial que gera vídeos
- IBM: 67% das empresas latinas aceleram processos para aplicação de IA
- Setor criativo europeu pressionou UE pela Lei de Inteligência Artificial
- TikTok testa recurso de criação de músicas por inteligência artificial
Na parceria entre Runwaye Musixmath, o mercado será apresentado a produção audiovisual através das inteligências artificiais generativas. Esta modalidade tem sido a preferida entre as empresas e majors globais do mundo fonográfico. Na última semana, por exemplo, Universal Music e Roland também publicaram um trabalho conjunto para uso de IA generativa, contudo para criação musical.
Segundo o VentureBeat, a parceria irá impactar as plataformas de streaming musicais. A tecnologia de exibição de letras das canções sincronizadas, um dos produtos reconhecidos da Musixmatch, será integrada ao modelo recente de criação de vídeos da Runway, o Gen-2.
“Estamos entusiasmados por poder colocar os modelos e a experiência criativa da Runway diretamente nas mãos da comunidade única de artistas e músicos do Musixmatch”, disse o CEO da Runway, Cristobal Valenzuela.
Ainda de acordo com o portal de tecnologia, as empresas projetam alcançar cerca de um milhão de artistas registrados nas plataformas como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Facebook, Instagram, Tidal e Vevo. Entre os argumentos das empresas, a expectativa é que os próprios artistas possam usarIA generativa para a criação de videoclipes das letras de suas obras.
“Com a IA estamos testemunhando uma nova forma de criatividade que simplesmente ‘pensa diferente’”, afirma Marco Paglia, Chief of Product da Musixmatch.
A aplicação, principal anúncio da parceria entre Runway e Musixmatch, só está disponível mediante assinatura dos artistas no plano para profissionais do Musixmatch, cotado em aproximadamente R$ 15 mensais. Entre os artistas que já utilizam a tecnologia está o duo Earthgang, no videoclipe de ‘Osmosis’, lançado há quatro dias. No YouTube, a canção acumula 5,8 mil visualizações.